Conhece o cavalo Andaluz? Saiba tudo sobre a raça

O cavalo Andaluz é dócil, elegante, inteligente e responde muito bem aos comandos do cavaleiro e da amazona

Conhece o cavalo Andaluz? Saiba tudo sobre a raça

O cavalo Andaluz, puro sangue lusitano ou pura raça espanhola é dócil, elegante, inteligente e responde muito bem aos comandos do cavaleiro e da amazona. Presente nos mais diversos países do mundo e no Brasil, o Andaluz é dos cavalos de sela mais antigos do mundo, inclusive, era usado como montaria de guerra. Outras de suas qualidades são força, resistência e agilidade, o que o torna um equídeo ideal para esporte.

Origem da raça


Proveniente da Ibéria, chamada Andaluzia (Espanha), a raça de cavalo Andaluz é milenar datando de quatro mil anos. Sua origem vem do cruzamento entre cavalos berberes e cavalos selvagens ao longo de oito séculos. Desde então, criadores de cavalos em Portugal e na Espanha passaram a investir na raça.

O equino Andaluz chegou, ao Brasil, em 1549, graças aos colonizadores espanhóis. Inclusive, esse belo equino deu origem a outras raças de cavalos brasileiras e, por isso, também é conhecido como “cavalo colonizador”.

Características da raça


Graças à sua inteligência, vivacidade, docilidade, paciência e nobreza, o cavalo Andaluz conquistou os brasileiros. Além disso, o Andaluz é um animal versátil e rústico, sem falar da sua grande capacidade digestiva, o que permite ao animal se adaptar bem até mesmo a condições mínimas de alimento.

Quanto às características físicas do equídeo Andaluz, ele apresenta altura entre 1,48 m e 1,56 m (cernelha). Em relação ao peso do animal, ele pode variar entre 400 kg e 450 kg. Já a pelagem do cavalo Andaluz pode apresentar as mais variadas cores, como branca, preta, marrom e cinza (exceto a malhada).

A respeito da ossatura e da musculatura do Andaluz, ambas são harmoniosas. Sua cabeça apresenta tamanho médio e forma levemente convexa. Já seu pescoço é arqueado e forte. Quanto a seu peito, ele é largo e musculoso. Tanto a crina como o rabo são compridos e com farta pelagem.

Usos da raça Andaluz


A marcha do cavalo Andaluz é vigorosa e seus movimentos são enérgicos e ágeis, o que o torna perfeito para participar de esportes, como tração ligeira, doma de campo, salto, adestramento clássico, entre outros. Até mesmo de corridas o Andaluz pode participar ainda que não seja sua especialidade.

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos

Odontologia Equina a Campo

Reprodução de Cavalos

Fonte: Tecnologia do Campo

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 15-06-2021 Cavalos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Rápido sobre Reprodução de Cavalos

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.