Cuidados com cascos e ferraduras de cavalos

Ferrageamento ou ferragem é a aplicação de uma lâmina de ferro (ferradura), presa por cravos, na borda da parede do casco

Para aplicar a ferradura, o ferrador deve conhecer o funcionamento anatômico das partes locomotoras dos equídeos

ferradura

Ferrageamento ou ferragem é a aplicação de uma lâmina de ferro (ferradura), presa por cravos, na borda da parede do casco. A ferradura tem o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé dos equídeos. Antes de aplicar ou substituir a ferradura, é preciso observar os aprumos do animal.

Os animais, em liberdade no campo, não necessitam de ferraduras, porque o desgaste do casco se faz naturalmente, sem prejuízo para o animal. Mas, quando são colocados em estábulos, baias, ou utilizados para trabalhos contínuos, no quais, quase sempre, os pisos são duros, o desgaste do casco é exagerado, chegando a causar lesões profundas no pé. Nesses casos, a ferradura se torna indispensável, principalmente quando os trabalhos são realizados em terrenos pedregosos, em paralelepípedos ou no asfalto.

Para se aplicar bem uma ferradura, é indispensável que o ferrador tenha conhecimento anatômico e funcional das partes locomotoras dos equídeos. O casco, embora pareça uma parte do corpo estática, sofre incessantes mudanças que, dependendo da raça, da idade e do serviço que o animal presta, podem se manifestar com maior ou menor intensidade.

No Curso "Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostramos de uma maneira prática e fácil de ser compreendida, a anatomia e a fisiologia do pé do cavalo para aprender a aparar corretamente o casco, a praticar o ferrageamento e, ou, acompanhar de perto para mandar corrigir se necessário o ferrageamento de seu cavalo.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

A falta de conhecimento da técnica de ferrar animais e da anatomia do sistema de locomoção dos equídeos pode ocasionar problemas seríssimos aos animais e grandes prejuízos aos criadores.

Portal Agropecuário 27-05-2010 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.