Nutrição adequada de cavalos

A limentação tem grande importância na manutenção da saúde e produtividade dos animais

Alimentação de cavalos

A equideocultura vem ganhando, nos últimos anos, novos adeptos, sendo interessante o conhecimento acerca do manejo alimentar dos cavalos, pois uma alimentação errada ou desequilibrada pode levar a doenças graves. Nada é mais importante na manutenção da saúde e produtividade do animal que uma alimentação adequada e de qualidade, especifica para cada categoria de acordo com suas exigências nutricionais.

Para manter os cavalos em bom estado é importante que o produtor preste atenção à dieta dos mesmos, tendo em mente que forragens são mais adequadas, principalmente quanto aos valores nutricionais e à quantidade a ser fornecida. As pastagens sempre foram o alimento natural dos equinos e, mesmo com os avanços no conhecimento em nutrição,  continuam a ser fundamentais.

Os pastos devem ser explorados o máximo possível para prover saúde para o cavalo e economia para o criador, isso compreende a utilização de pastagens e forragens verdes consumidas na época ideal. As plantas mais novas têm mais nutrientes do que as plantas maduras, além de proporcionarem maior facilidade de digestão.

Uma vez que seu cavalo pode e deve passar boa parte de sua vida no pasto, é interessante cuidar para que esse seja o mais completo possível. Deve haver áreas de sombra, água à vontade e minerais de fácil acesso para os animais. O solo deve ser bem drenado, para evitar acúmulo de água e focos de mosquitos, a área deve ser livre de buracos e obstáculos, evitando acidentes com os animais.

No curso "Alimentação de Cvalos" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você vai aprender como alimentar adequadamente seus cavalos para a manutenção da saúde e produtividade de cada animal.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O estado corporal do cavalo resulta de uma alimentação adequada. Esta envolve todos os processos pelos quais o organismo recebe e utiliza os nutrientes necessários para promover o crescimento, renovar os tecidos e prover energias para manter as funções básicas do organismo. É importante que os criadores e as pessoas que lidam com cavalos conheçam as regras fundamentais para um eficiente manejo alimentar.

http://www.youtube.com/watch?v=F01UTBwzru8

Patrícia Tristão 27-05-2010 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.