Exame ginecológico em éguas

Saiba os pontos mais relevantes na hora de conduzir um exame ginecológico em éguas.

 

Exame ginecológico em éguas   Artigo CPT

O exame ginecológico pode apresentar ao proprietário informações relevantes sobre o animal, principalmente sobre a sua fertilidade, os resultados do exame são importantes também para a venda e compra de animais para a sua fazenda, assim afirma a professora Bruna de Freitas do Curso CPT de Reprodução de Equinos.


Pontos importantes para o exame ginecológico. A avaliação ginecológica em éguas é recomendada quando:

• Antes da compra do animal.
• Antes do início da estação reprodutiva.
• Casos de queixa de subfertilidade.


Éguas idosas têm menor taxa de fertilidade que éguas mais jovens.
A fertilidade das éguas começa a ficar reduzida a partir dos 10 a 15 anos. Nessa faixa etária, as éguas apresentam má conformação perineal, redução do tônus do esfíncter perineal e estão mais suscetíveis a quadros de endometrite.


O exame ginecológico deve ser criterioso e metódico. Ao todo, possui 3 fases:

• Fase 1: coleta de dados.

• Fase 2: exame clínico.

• Fase 3: exames laboratoriais.


A coleta de dados inclui a idade do indivíduo, histórico reprodutivo e avaliação do escore corporal. Quando não se tem o registro da data de nascimento do animal, deve-se estimar a idade observando a cronologia dentária.


É preciso avaliar também o histórico reprodutivo da égua. Éguas muito jovens, com até 4 anos, também apresentam fertilidade comprometida devido ao útero que pode ser considerado imaturo.


Outro ponto que merece atenção durante o exame ginecológico é avaliar o score corporal da égua, pois se sabe que o score corporal está intimamente relacionado com a fertilidade do animal.


Animais com baixo escore corporal ou muito magros tendem a apresentar cios mais longos, falhas na reprodução, falhas na maturação do oócito e consequente redução da fertilidade.


Fêmeas com alto escore corporal ou obesas, quando gestantes, poderão ter problemas na hora do parto apresentando quadros de distocia, redução na produção de leite, etc.


Conheça os Cursos CPT da Área Medicina Veterinária.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 02-06-2022 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.