Jumento: asinino rústico e inteligente

Conforme a região do país onde é criado, o jumento também é conhecido como asno, jegue e jerico

Jumento: asinino rústico e inteligente

O Equus asinus, conhecido popularmente como jumento, é um asinino pertencente ao gênero dos equinos. Alguns leigos o confundem com burro, híbrido do cruzamento entre égua e jumento, ou bardoto, híbrido do cruzamento entre cavalo e jumenta. Esses híbridos muares, resultantes da cruza entre equino e asinino, são inférteis (estéreis) - ao contrário do jumento, animal com boa fertilidade.

Em média, o jumento vive aproximadamente 25 anos (ou mais) quando bem manejado. Trata-se de um animal dócil, vigoroso e inteligente. Quando não responde a comandos e empaca, é sinal de que se sente ameaçado – nunca porque não entende o cavaleiro. Sendo assim, ao relacionar “jumento” como símbolo de burrice, este é um sério equívoco, pois se trata de um animal muito esperto.

Conforme a região do país onde é criado, o jumento recebe outros nomes, como asno, jegue e jerico. Um de seus principais atributos é a capacidade de sobreviver, em condições das mais insalubres, pois sua origem remonta a regiões desérticas. Não é mera coincidência que esse notável asinino é utilizado como animal de carga e tração. Mas há quem prefira usá-lo em competições, cavalgadas e lida com rebanho.

Variações no peso e na altura


A altura do jumento pode apresentar algumas variações, que podem ser determinadas pela raça. Há animais com cerca de 90 cm, classificados como jumentos em miniatura, perfeitos para passeios com crianças. Outros podem alcançar 1,50 cm e 400 kg de peso, como a raça Jack Mammouth.

Cores variadas de pelagem


As cores da pelagem do jumento podem apresentar tons variados, como preto, marrom escuro, pampa (bicolor) e marrom claro (cor de pelagem mais comum). Excepcionalmente, pode ser encontrada pelagem tricolor, ou pelagem marrom escura (no corpo) e branca (nas patas). Além disso, o jumento apresenta pelagem mais volumosa quando comparada à do burro.

Tamanho avantajado das orelhas


De fato, o tamanho das orelhas do jumento difere do burro. Trata-se de uma adaptação natural a condições ambientais do deserto. Como tinha de cruzar longas distâncias, em busca de alimento e água, para localizar o restante da tropa, o jumento precisava ouvir sons bem distantes. Com o tempo, suas orelhas se desenvolveram significativamente para captarem rinchos a até 4 km.

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.

Leia o artigo "Principais características dos muares."

Fontes: diferenca.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 22-10-2019 Cavalos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Rápido sobre Reprodução de Cavalos

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.