Manejos alimentar e sanitário de potros

Manejos alimentar e sanitário eficientes garantem potros saudáveis, vigorosos e produtivos

Manejos alimentar e sanitário de potros

“Graças aos avanços tecnológicos na equinocultura e às novas técnicas de manejo, a performance dos equinos tem melhorado significativamente. No caso da criação de potros, os criadores devem investir em manejo alimentar e sanitário eficientes para animais saudáveis, vigorosos e produtivos”, ressalta Fabiana Garcia Christovão, médica veterinária e professora do Curso CPT Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma.

Manejo alimentar


Antes mesmo de nascer, o potro recebe nutrientes essenciais a seu bom desenvolvimento no útero da égua. Para isso, no terço final da gestação, a égua prenhe recebe uma dieta diferenciada, ao contrário da fornecida às éguas vazias. Esse manejo garante às éguas prenhes e lactantes alimentação de qualidade, assim como ao potro neonato, que passa a se alimentar exclusivamente de colostro até o momento do desmame.

Importância do colostro


Normalmente, o potro ingere colostro até o terceiro mês de vida. Além de apresentar anticorpos indispensáveis à proteção do equídeo neonato contra infecções, esse rico alimento é altamente nutritivo, rico em calorias, proteínas e cálcio, que garantem um crescimento saudável do jovem equino. Enquanto isso, a égua lactante recebe uma dieta nutritiva, constituída de suplementação proteica e forragem fresca (no pasto).

Momento de desmame


O desmame do potro deve ser bem planejado, pois é um momento bastante delicado. A mudança alimentar deve ocorrer, gradualmente, para que o potro não tenha problemas no trato digestivo e intestinal, como episódios de diarreia. Geralmente, o desmame tem início aos 5 meses de vida, quando surgem os primeiros dentes molares. Com isso, o jovem equídeo consegue mastigar e triturar as forrageiras com maior facilidade.

Antigamente, os criadores de cavalo realizavam o desmame natural, no qual potro e égua eram separados repentinamente. Nos tempos atuais, cria e mãe são separados, gradativamente, até que o potro esteja adaptado a ficar longe da égua. Com isso, o desmame não gera impactos negativos ao animal.

Manejo sanitário


Não apenas o manejo alimentar é importante como também o manejo sanitário. Por meio dele, são adotadas medidas preventivas contra doenças. Com isso, além de evitar gastos com tratamentos, o criador mantém seus potros saudáveis e com ótimo desempenho. Para isso, instalações e equipamentos devem ser continuamente limpos e desinfetados. Sem falar da importância da vermifugação (30 dias de vida) e vacinação (4 meses de vida) dos animais.

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma

Reprodução de Cavalos

Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Equinos

Fonte: Compre Rural - comprerural.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 05-05-2020 Cavalos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Rápido sobre Reprodução de Cavalos

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.