Nutrição de cavalos - vantagens da polpa de beterraba

Nutrição de cavalos - vantagens da polpa de beterraba. O mais surpreendente é que a dieta complementada com polpa de beterraba é calórica, mas não altera os níveis glicêmicos do animal nem gera problemas nos cascos do equino.

A polpa de beterraba é altamente energética - ideal para nutrição de cavalos que praticam provas de resistência

Nutrição de cavalos - vantagens da polpa de beterraba 

Segundo Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, a nutrição de cavalos representa um fator econômico bastante significativo na criação - cerca de 60% dos custos de manutenção de um equino vão para a alimentação.

Por esse motivo, os criadores de cavalos tentam alternativas que tornam o manejo alimentar menos dispendioso e mais eficiente no aspecto qualitativo. Uma delas é fornecer ao equino polpa de beterraba - principalmente se na propriedade houver o cultivo dessa tuberosa. Ela é altamente energética - ideal para cavalos que praticam provas de resistência e precisam de repor suas calorias gastas em atividades físicas.

O mais surpreendente é que a dieta complementada com polpa de beterraba é calórica, mas não altera os níveis glicêmicos do animal nem gera problemas nos cascos do equino.  Além disso, como é processada lentamente pelo organismo, os benefícios para a saúde do animal são a longo prazo. Outra vantagem é a alta concentração de pectina contida na beterraba, que ajuda na máxima absorção de nutrientes pelo organismo.

Da mesma forma, essa potente raiz tuberosa é rica em fibras, o que proporciona o bom funcionamento do sistema digestivo do cavalo - assim como faz o feno. Entretanto, a beterraba é melhor aceita do que o feno por sua palatabilidade e facilidade de ingestão.

Pesquisas comprovam que a fibra da beterraba possui potencial higroscópico - ou seja, capacidade de reter água, durante a digestão, para - aos poucos, ser eliminada. Isso auxilia na hidratação dos cavalos atletas e de provas de resistência.

Veja outras vantagens da polpa de beterraba na dieta dos cavalos:

->É composta por açúcar e ácidos graxos altamente digestíveis e palatáveis;

->Não causa cólicas nem hiperatividade nos equinos;

->Ideal para cavalos idosos - que não conseguem manter um peso saudável;

->Ao contrário dos grãos, é processada no organismo do cavalo com mais lentidão - melhor absorção de nutrientes;

->Auxilia na manutenção de uma flora intestinal saudável;

->Equilibra o trato gastrointestinal dos equídeos.

Dica importante!

A polpa de beterraba deve ser adicionada à dieta do equídeo gradativamente - no mínimo, com uma semana para adaptação. 

Fontes: Higiene Alimentar e EHow.

Andréa Oliveira 08-08-2016 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.