O feno na alimentação dos equinos

Uma alternativa viável e acessível para alimentar seus equinos, o feno!

O feno na alimentação dos equinos   Artigo CPT


A forragem do feno é o produto da desidratação
, o feno atinge um teor de umidade suficiente para que o material se mantenha estável nas condições ambientais, mantendo sua qualidade por um longo período, afirma o professor Eduardo Vilela Vilaça Freitas do Curso CPT de Alimentação de Equinos.


O feno normalmente deve estar com a umidade na faixa de 10% a 20%, correspondente a mais ou menos a umidade relativa do ar em um dia sem chuva. A estabilidade da forragem fenada, devido à baixa quantidade de água disponível, determinará uma redução considerável de processos biológicos que, normalmente, ocorrem na forragem cortada, como o crescimento de fungos e a ocorrência de fermentação.


O feno oferece grandes vantagens sobre outros tipos de forragens conservadas, na alimentação animal. Apresenta alta qualidade, pode ser usado rotineiramente ou estrategicamente para suprir o déficit de alimentos volumosos na estação seca ou nos períodos de baixo crescimento das pastagens, e pode ser usado na criação dos mais diversos tipos de animais.


Por isso, seu uso cresce em dietas de equinos, ovinos, caprinos, vacas-leiteiras de alta produção e bovinos que participam de feiras e exposições. Como vantagens do feno na alimentação animal, podemos destacar:

 

♦ Oferece grande facilidade de transporte e manuseio, principalmente, quando a forragem fenada é embalada em fardos retangulares;

 

♦ É versátil, podendo ser utilizado em grandes ou pequenas propriedades, com número variável de animais atendidos;

 

♦ O armazenamento em pequenas quantidades, pode ser em um cômodo pequeno, desde que o local esteja protegido de umidade e da incidência de luz solar direta;


♦ Cada vez mais, tem sido produzido e comercializado em qualquer região do país, em quantidades razoáveis e preço cada vez mais acessível;


♦ Ao contrário da silagem, que em contato com o ar perde qualidade, significativamente, em poucas horas, o feno não se estraga de forma tão acelerada no seu fornecimento.


Embora os equinos possam viver no ambiente natural tendo como dieta apenas vegetais e água, de onde retiram as proteínas, os carboidratos e sais minerais de que necessitam, quando domesticados, essa situação muda. O grau de exigência nutricional muda em função das demandas provocadas pela necessidade de uma acelerada taxa de crescimento, de maior eficiência reprodutiva e por altos dispêndios decorrentes do trabalho, seja em monta ou tração.


Ou seja, por causa da domesticação e dos usos dados aos animais, as exigências nutricionais básicas para o bom desempenho aumentam de maneira bastante significativa.


Nesse contexto, o feno tem um importante papel, pois pode ser fornecido como único alimento de animais estabulados, suficiente para a mantença. No caso de animais em atividade, o balanceamento da dieta exigirá o fornecimento de concentrado, mas, mesmo assim, o feno poderá ser utilizado como parte significativa do alimento fornecido.


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 12-05-2022 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.