Quais as principais doenças causadas pela má alimentação dos cavalos?

Quando o manejo alimentar dos equinos não é adequado, a saúde dos animais se torna debilitada, o que pode resultar em uma série de doenças

Quais as principais doenças causadas pela má alimentação dos cavalos?

“Para melhorar a performance dos cavalos, o plantel deve receber uma nutrição balanceada, que contenha as vitaminas e os minerais essenciais à manutenção da boa saúde. Quando o manejo alimentar dos equinos não é adequado, a saúde dos animais se torna debilitada, o que pode resultar em uma série de doenças”, afirma Maria Gazzinelli Neves, médica veterinária e professora do Curso CPT Doenças de Equinos.

Cara inchada


A falta de suplementação mineral dos equinos ou o fornecimento de dietas com cálcio e fósforo desbalanceados podem causar uma doença chamada “cara inchada”. Ela recebe esse nome porque surge um tecido fibroso nos ossos do chanfro, além da mobilização do cálcio para a circulação sanguínea por falta de cálcio livre. Como tratamento, o cálcio venoso deve ser reposto com dieta balanceada e sal mineral.

Micotoxicoses


As micotoxinas são produzidas por fungos e podem contaminar grãos e alimentos volumosos. Quando os cavalos consomem esses alimentos contaminados por fungos, ocorrem as chamadas micotoxicoses, que causam os seguintes sintomas: queda na performance do animal, redução na fertilidade, aborto, morte embrionária, imunossupressão, falta de apetite, perda de peso, cólicas, diarreia, entre outros males.

Para evitar isso, os equinos devem receber grãos e volumosos de qualidade, sem mofo. O mesmo vale para as rações comerciais, elas devem ser fabricadas com ingredientes de qualidade e testadas antes de seguirem para o mercado. Além disso, na fabricação, devem ser adicionados à ração sequestrantes de micotoxinas e antifúngicos.

Cólicas


Nos equinos, as cólicas devem ser tratadas o quanto antes, pois se trata de um problema grave, que pode levar os animais à morte. Originadas por problemas no sistema digestivo, as cólicas causam fortes dores no cavalo, que o fazem até mesmo rolar no chão. O animal perde o apetite, fica agitado e passa a olhar continuamente para o flanco. Sendo assim, quando perceber que o equídeo está com cólicas, um médico veterinário deve ser imediatamente chamado.

Em geral, as cólicas são causadas por falta de ingestão de água, fornecimento de volumosos de qualidade duvidosa, consumo de concentrados em demasia, distúrbios digestivos causados por problemas odontológicos, entre outros.

DOD


O fornecimento de dietas com teor de energia elevado acelera o crescimento do equino, o que leva ao surgimento de Doenças Ortopédicas de Desenvolvimento (DOD). Estas prejudicam a formação e o desenvolvimento das articulações e dos ossos dos cavalos. Para evitar isso, o criador de cavalos deve lhes fornecer uma dieta balanceada, com a porcentagem de minerais, proteínas e energia adequadas.

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Doenças de Equinos

Alimentação de Equinos

Odontologia Equina a Campo

Fonte: cavalus.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 21-06-2021 Cavalos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Manual Prático para Ferrageamento e Casqueamento de Cavalos

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.