Raça Anglo Nubiana - cabra leiteira produtiva e resistente

Raça Anglo Nubiana - cabra leiteira produtiva e resistente. A criação da raça Anglo Nubiana pode ser feita nos mais diversos sistemas - com ótimo desempenho em pequenas propriedades.

As cabras da raça Anglo Nubiana possuem aptidão leiteira - embora alguns caprinocultores utilizem o animal para corte (subproduto)

Raça Anglo Nubiana - cabra leiteira produtiva e resistente

Desenvolvidas na Inglaterra, partindo de cabras importadas da Núbia (Egito), as cabras da raça Anglo Nubiana possuem aptidão leiteira - embora alguns caprinocultores utilizem o animal para corte (como subproduto). O surgimento dessa raça caprina veio com a expansão do império britânico - os ingleses aprimoraram as cabras para fornecer leite às tripulações dos navios que circundavam os continentes na época. Após anos de aprimoramento para potencial leiteiro, a raça disseminou-se pelo mundo.

A criação de cabras da raça Anglo Nubiana é viável em todas as regiões do país

No Brasil, a Anglo Nubiana chegou na década de 20. No decorrer dos anos, a raça espalhou-se por todo o território nacional - devido à sua fácil adaptação e rusticidade (sua criação é viável desde o Sul do país até o Nordeste). Atualmente, a criação se concentra no Nordeste (Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí), no Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) e no Sul (Rio Grande do Sul).

O leite da Anglo Nubiana possui maior teor de gordura e proteína - ótimo para fabricação de queijos

São Paulo se destaca por contar com um dos plantéis mais apurados - com cruzamentos que resultam em cabras leiteiras com maior potencial produtivo. Além disso, o leite da cabra Anglo Nubiana se distingue do das demais cabras por conter alto teor de sólidos (gordura e proteína). Por esse motivo, é ideal para a fabricação de queijos.

As cabras Anglo Nubianas possuem chanfro convexo (e não retilíneo como nas demais cabras)

Para identificar a raça, a cor da pelagem não é o principal fator - pois há grande variedade de cores e mesclas de cores. Por isso, o melhor é verificar a cabeça - possuem chanfro convexo (e não retilíneo). Suas orelhas são caídas, bastante longas e com formato de folha. Além disso, apresentam dorso descarnado, com sutura aparente (transformam comida em leite e não em massa muscular). Os machos podem chegar a 120 quilos e as fêmeas a 80 quilos.

A criação da cabra Anglo Nubiana alcança ótimo desempenho em pequenas propriedades

Segundo Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, professora especialista do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, a criação da raça Anglo Nubiana pode ser feita nos mais diversos sistemas - com ótimo desempenho em pequenas propriedades (o investimento inicial é baixo e o retorno financeiro, rápido).

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Cursos CPT.


Andréa Oliveira 13-06-2016 Criação de Cabras

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.