Principais lagartas que atacam lavouras

As principais lagartas que atacam as lavouras são: lagarta-do-cartucho, lagarta falsa-medideira e lagarta helicoperva

Principais lagartas que atacam lavouras

Problemas ambientais e climáticos impactam no meio ambiente e descontrolam o desenvolvimento natural de muitas espécies de lagartas. Como consequência, eles passam a atacar lavouras em busca de alimento e condições favoráveis para se multiplicar. Cabe ao agricultor adotar métodos de controle mais eficientes para que tais pragas não comprometam a produtividade de suas lavouras.

Atualmente, as lagartas estão entre as pragas mais agressivas, que causam sérios prejuízos econômicos para a agricultura. Vermes com corpo em forma cilíndrica, as lagartas se alimentam de folhas frescas dos vários tipos de cultura. Por isso, é importante saber as diferenças entre as principais espécies de lagarta, para implantar medidas mais acertadas e precisas, de acordo com cada tipo de lagarta.

A inspeção periódica da lavoura permite ao agricultor identificar a densidade populacional de lagartas. Trata-se de uma praga visível facilmente quando na plantação. Não apenas a quantidade de lagartas deve ser considerada, como também a espécie e o grau de incidência na área cultivada. Dentre as principais espécies, estão a lagarta-do-cartucho, a lagarta falsa-medideira e a lagarta helicoperva.

Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda)


A lagarta-do-cartucho ataca diversas culturas, como soja, algodão, trigo e, principalmente, milho. Quando adulta, a praga é uma mariposa com asas anteriores escuras e posteriores acinzentadas. Ao fim do ciclo, a lagarta ganha coloração entre parda e verde-escura, com três linhas branco-amareladas no dorso. Como são canibais, geralmente encontra-se apenas uma lagarta por planta.

O ataque tem início com a raspagem a folha. Posteriormente, a Spodoptera frugiperda perfura a folha até atingir o cartucho (miolo do milho), daí o nome. Como resultado, surgem dejetos na planta. Em ataques mais violentos, a lagarta corta a planta, rente ao solo, e destrói as espigas de milho em formação. Consequentemente, o formato dos grãos é seriamente comprometido. O auge do ataque ocorre próximo ao florescimento.

Lagarta falsa-medideira (Chrysodexis includens)


A lagarta falsa-medideira ataca cultivos de algodão, mas principalmente soja. Sua coloração é verde-clara, com pontos pretos e linhas esbranquiçadas na parte dorsal do corpo. Sua locomoção é bastante peculiar, como se estivesse medindo palmos, daí o nome. Como ataca várias espécies de plantas, é possível encontrar essa lagarta em vários estágios de desenvolvimento em uma mesma área.

Da mesma forma que a lagarta-do-cartucho, a Chrysodexis includens começa o ataque raspando as folhas. Como resultado, surgem manchas claras. Com o avanço do ataque, essa praga destrói totalmente as folhas, até mesmo suas hastes mais finas. Mas a parte preferida da lagarta medideira é a superfície das folhas. Quando se alimentam, deixam íntegras as nervuras das plantas para se concentrarem no limbo.

Lagarta helicoverpa (Helicoverpa armigera)


A lagarta helicoverpa ataca, em especial, as lavouras de milho, soja e algodão. Na parte frontal do corpo, a lagarta apresenta pelos brancos. Na parte superior, há pintas. Sua coloração varia entre preta, verde-escura, verde ou amarela. Quando no estágio de mariposa, essa praga produz mais de mil ovos. O ciclo da helicoperva pode chegar a 60 dias. Trata-se de uma praga bastante resistente e com boa adaptabilidade a regiões e climas diversos.

Para se alimentar, a Helicoverpa armigera ataca desde os botões florais das plantas até as espigas (no caso do milho). Consequentemente, surgem deformações que comprometem a qualidade dos grãos. Em casos mais avançados do ataque, a praga destrói as flores e as vagens da soja, mas também se alimentam das folhas. A helicoperva pode acometer as lavouras até o estágio reprodutivo da cultura.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Produção de Milho em Pequenas Propriedades.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agricultura.

Leia o artigo "Helicoperva: ameaça real na safra agrícola brasileira".

Fonte: portalsyngenta.com.br

Andréa Oliveira 12-03-2019 Agricultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.