Cães protegem ovelhas de ataques de onça parda

Cães protegem ovelhas de ataques de onça parda. Quando treinados, eles são capazes de afugentar predadores contra o ataque ao rebanho e até mesmo contra roubo.

Quando bem treinados, os cães podem conviver harmoniosamente com as ovelhas protegendo o rebanho contra o ataque da onça parda

Cães protegem ovelhas de ataques de onça parda No interior paulista, os criadores de ovelha têm tido sérios problemas com ataques ao rebanho ovino. Alguns têm sido feitos à noite, outros durante o dia. A responsável por tais prejuízos aos ovinocultores é a famosa onça parda, também conhecida como suçuarana. Embora seja menor que a onça pintada, esse felino é ágil e perspicaz. Ele apresenta pelagem com tom castanho claro e pode alcançar até 70 quilos (macho).

As ovelhas são o alvo principal da onça parda

Os ataques aumentaram graças ao desmatamento, que afugenta as presas naturais, como queixadas e tatus. Faminta, ela segue em busca de outros animais nas fazendas da região. Como são vulneráveis, as ovelhas são o alvo principal da onça parda. Entretanto, é possível potencializar a proteção na propriedade com a ajuda de cães treinados, especializados na guarda de rebanhos.

A proteção pode ser potencializada com cães treinados

Em alguns casos, proteger as ovelhas em galpões com telhas e telas pode resolver. Principalmente à noite, quando os ataques são mais comuns. Mas segundo Marlise Germer, médica veterinária, nem sempre uma só medida preventiva funciona. É necessário tomar outras medidas adicionais. Em casos de ataques durante o dia, os galpões não têm utilidade, pois o rebanho está solto no pasto.

As raças de cães mais indicadas são a Kuvasz e a Maremano

Nesse caso, mais uma vez, os cães treinados são o melhor meio de defesa. Mas é preciso escolher a raça de cão específica para defender o rebanho. A Border Collie, por exemplo, não é recomendada, pois é própria para pastoreio - além de dócil, não percebe a chegada de predadores. As mais indicadas são a Kuvasz e a Maremano, facilmente encontradas no Brasil. Só que devem ser submetidas a treinamento.

Os cães treinados afugentam predadores

"Quando bem treinados para proteção e segurança, os cães podem conviver harmoniosamente com o rebanho e com os donos, pois não atacam de forma descontrolada", afirma Andrês Sales Coelho, professor do Curso a Distância CPT Adestramento de Cães de Guarda e Online. Dessa forma, são capazes de afugentar predadores, para evitar o ataque ao rebanho, e até mesmo o roubo.

Fonte: g1.globo.com

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Pet.

Andréa Oliveira 21-03-2018 Criação de Ovelhas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.