Conheça as vantagens da inseminação artificial em ovinos

A inseminação artificial, como técnica integrada ao manejo reprodutivo do rebanho ovino, traz grandes benefícios para a ovinocultura

A inseminação artificial conta com benefícios diretos e indiretos

inseminação artificial

A inseminação artificial, como técnica integrada ao manejo reprodutivo do rebanho ovino, traz grandes benefícios para a ovinocultura. Alguns destes são diretos e outros indiretos. Os benefícios diretos correspondem ao melhoramento genético e ao transporte do material genético; já os benefícios indiretos englobam a organização das atividades, melhora no manejo e melhora dos índices zootécnicos.

Esse processo, quando associado à adoção da estação de monta e da inseminação artificial em tempo fixo (IATF), permite uma reprodução sincronizada, ou seja, com maior concentração de parições. E mais, permite também que se programem os nascimentos para épocas de maior interesse do ovinocultor, como a entressafra de leite ou carne.

Quanto ao melhoramento genético, considera-se que o seu objetivo é conseguir fazer com que os animais de um rebanho tenham, cada vez mais, características positivas de produção. Isso pode ser conseguido com técnicas que vão interferir no processo de reprodução, especificamente na escolha de reprodutores a serem acasalados, para que, ao longo do tempo, a herança de características positivas seja maior que as negativas.

Podemos dizer que o melhoramento genético tem a oferecer muitas vantagens ao produtor de ovinos, são elas:

- melhora na fertilidade do rebanho; - evidencia os animais mais precoces; - melhora os índices de ganho de peso; - diminui o intervalo entre as gerações; - coloca à venda animais testados, agregando valor a eles; - proporciona ao consumidor carne de melhor qualidade; - otimiza os recursos da propriedade; - aumenta a lucratividade.

Uma outra vantagem da inseminação artificial, que não pode deixar de ser considerada, é a maximização do uso de reprodutores de alto valor genético, obtida pela diluição do ejaculado coletado para processamento do sêmen. Com um único ejaculado, pode-se inseminar:

- 20 a 30 fêmeas, quando se usa sêmen a fresco; - 30 a 60 fêmeas, quando se usa sêmen congelado.

A inseminação também produz um benefício indireto para a propriedade, pois induz a uma maior organização e controle das atividades relativas ao manejo do rebanho, como necessidade intrínseca à sua implementação, sendo benéfica para toda a propriedade. A partir dela, ocorre um melhor controle sanitário de doenças reprodutivas, já que é utilizado sêmen de reprodutores das centrais de inseminação, onde é feito um rigoroso controle sanitário desses animais.

Para obter maiores informações, consulte o curso Inseminação Artificial em Ovinos Convencional e em Tempo Fixo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do professor Luis Fonseca Matos, que orienta entre outras coisas a respeito da coleta de sêmen, identificação da ovelha em estro e aplicação de protocolos para IATF. Leia também nosso outro artigo Instalações para criação de cordeiros.

Beatriz Lazia 11-10-2012 Criação de Ovelhas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.