Cultivo de cúrcuma: do plantio ao processamento

A Curcuma longa, conhecida popularmente como cúrcuma ou açafrão-da-terra, é uma planta asiática, utilizada com fins medicinais e culinários

Cultivo de cúrcuma: do plantio ao processamento

A Curcuma longa, conhecida popularmente como cúrcuma ou açafrão-da-terra, é uma planta asiática, utilizada com fins medicinais e culinários. Quando processada, a raiz da cúrcuma se transforma em pó com coloração amarela intensa. Suas flores e folhas são igualmente comestíveis, utilizadas em diversos pratos da gastronomia mundial. Quando cultivada, a planta pode chegar a 37 centímetros de altura.

Propagação e plantio


A propagação da cúrcuma ocorre por rizoma, com a retirada de um pedaço do tubérculo com gemas. O plantio pode ser feito em vasos, com 50 cm de profundidade, para que os tubérculos se desenvolvam bem. Já em canteiros, cada pedaço do rizoma com as gemas deve ser plantado, em profundidade de 4 cm, com espaçamento de 50 cm x 70 cm, entre plantas.

Clima e solo


O cultivo de cúrcuma deve ocorrer em regiões com temperaturas entre 20°C e 35°C. A planta requer alta luminosidade e, portanto, deve receber pleno sol todos os dias. Por outro lado, temperaturas excessivamente baixas e alta umidade fazem com que os rizomas da cúrcuma apodreçam. Quanto ao solo, ele deve ser argiloso, mas apresentar boa drenagem, além de ser fértil e conter boa carga de matéria orgânica.

Adubação e irrigação


Na adubação de plantio da cúrcuma, devem ser misturadas ao solo areia e esterco curtido (curral ou aviário) na proporção de 3:1. Outra opção é misturar composto orgânico ao solo. Após 30 dias do plantio, deve ser realizada nova adubação orgânica para suprir as exigências nutricionais da planta. Quanto à irrigação, ela deve ser realizada, diariamente, mas com moderação. Afinal, o açafrão não tolera encharcamentos.

Colheita


A colheita da cúrcuma tem início no momento em que o caule e as folhas da planta secam, ou seja, após sete a 10 meses do plantio. No processo, cortam-se as hastes do açafrão uma polegada acima dos rizomas.

Armazenamento


Após colher os rizomas da cúrcuma, eles devem ser lavados e secos em papel-toalha antes de serem armazenados em recipiente hermeticamente fechado. Na geladeira ou no freezer, sua durabilidade se estende por seis meses (ou mais).

Processamento


Para fazer a especiaria, após lavar os rizomas da cúrcuma, eles devem ser cozidos, em fogo baixo, por 60 minutos (ou mais). Em seguida, basta levá-los para secar ao sol ou em desidratador de alimentos (a 140°C). Como o processo natural de secagem é muito demorado, deve-se utilizar o artificial. Quando estiverem quebradiços, ao dobrar com as mãos, eles podem ser moídos em um multiprocessador. Está pronto o açafrão em pó!

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:

Cultivo de Urucum e Produção de Corantes Naturais

Produção e Processamento de Pimenta

Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Vegetais Desidratados

Fonte: Ecycle

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 31-03-2021 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.