Como prevenir perdas na lavoura por geada

A geada é um fenômeno meteorológico caracterizado por baixíssimas temperaturas em condições de alta umidade do ar

Como prevenir perdas na lavoura por geada

No Brasil, as ocorrências de geada são mais comuns na região Sul e em algumas cidades de São Paulo e Minas Gerais. Os prejuízos às lavouras podem ser catastróficos se medidas preventivas não forem tomadas por parte do agricultor. As geadas podem ser menos ou mais intensas, de acordo com o topoclima da região e outros fatores. Além disso, elas afetam as culturas, de formas distintas, conforme a cultivar.

Este é um fenômeno meteorológico caracterizado por baixíssimas temperaturas em condições de alta umidade do ar. Quando o vento ou o ar frio permanecem por várias horas em um dado local, há grandes chances de ocorrer geada. No inverno, as probabilidades de ocorrência aumentam de forma significativa, o que exige do produtor planejamento para enfrentar da melhor maneira esse fenômeno.

Podemos afirmar que uma lavoura foi atingida por geada, quando a temperatura se mantém abaixo de 2℃, o que pode afetar a planta, parcial ou totalmente, de acordo com o nível de congelamento. No Brasil, felizmente, as geadas mais comuns são as geadas de radiação, consideradas moderadas quando comparadas às geadas de advecção.

Como prevenir perdas na lavoura por geada

Cultivares mais resistentes


A fase de desenvolvimento e o nível de nutrição da cultura tornam a planta mais ou menos resistente a geadas, assim como a fitossanidade e o tipo de cultivar. A aveia e o trigo, por exemplo, são mais tolerantes à geada, pois apresentam cultivares mais resistentes ao frio extremo. Entretanto, se a geada for muito severa, até mesmo essas culturas podem ser afetadas, principalmente se as cultivares apresentarem média resistência a temperaturas baixas.

Em relação ao milho e à soja, como são culturas de verão, ambas possuem menos tolerância a geadas. Além disso, eles não apresentam cultivares resistentes ao frio extremo. Por esse motivo, em regiões com possibilidades de geada, devem ser cultivados grãos mais resistentes, como a aveia e o trigo.

Escalonamento do plantio


Com o histórico de ocorrência de geadas na região, o produtor deve realizar o escalonamento do plantio com o objetivo de evitar que o estágio reprodutivo da planta ocorra no período com maior probabilidade de geada. Por meio do ZARC - Zoneamento Agrícola de Risco Climático, disponibilizado pelo governo, o agricultor consegue identificar a janela de plantio ideal para reduzir possíveis riscos da cultura.

Condições de topoclima


As geadas são mais frequentes e intensas devido às condições do topoclima da região. Sua ocorrência é maior em locais com pouca circulação da massa de ar frio, principalmente em baixadas. Além disso, em lavouras com a face Sul/Sudoeste pouco exposta à luz do sol no inverno, a ocorrência de geadas é maior. Nesse caso, o produtor deve optar por cultivares menos resistentes ao frio para o fim da janela de plantio e em relevo alto.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Produção de Milho em Pequenas Propriedades

Produção de Milhos Especiais

Projeto de Irrigação Localizada

Fonte: Blog Aegro

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 05-11-2020 Agricultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Produção de Milhos Especiais - Milho Verde e Milho-Pipoca

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.