Principais plantas daninhas no Brasil

Além de serem resistentes a doenças e pragas, as plantas daninhas se desenvolvem perfeitamente em condições de clima e solo desfavoráveis

Principais plantas daninhas no Brasil

As plantas daninhas comprometem o desenvolvimento das várias culturas produzidas no Brasil. Além de serem resistentes a doenças e pragas, essas plantas invasoras se desenvolvem perfeitamente em condições de clima e solo desfavoráveis. Com isso, elas crescem mais rapidamente que os cultivos implantados na área, que perdem na competição por água e nutrientes. Daí a importância de se realizar o controle eficiente de ervas daninhas.

Dessa forma, o produtor inibe a invasão das plantas daninhas e mantém as lavouras produtivas e sem perdas. Um dos melhores métodos de controle de plantas daninhas é o manejo integrado, que impede o desenvolvimento dessas invasoras. Com isso, a população dessas plantas é significativamente reduzida, o que favorece o crescimento vigoroso das culturas e melhora a produtividade.

Principais plantas daninhas do Brasil


Amendoim bravo

O amendoim bravo é uma das ervas daninhas mais prejudiciais aos cultivos. Considerada uma planta de ciclo anual, ela apresenta alto potencial de produção de sementes, o que aumenta o grau de infestação na lavoura. Quando não submetida a controle imediato, ela se alastra rapidamente, o que gera sérios prejuízos ao produtor rural. Além de emergirem mesmo que estejam a 12 centímetros de profundidade, as sementes do amendoim bravo mantêm sua capacidade germinativa após vários anos ocultas no solo.

Azevém

Embora o azevém seja uma planta utilizada para alimentar rebanhos, ele se torna uma planta invasora quando se desenvolve em meio a culturas de inverno, principalmente cevada e trigo. Nesse sentido, o produtor deve se manter atento para que essa invasora não se alastre na lavoura. Caso contrário, a produtividade desses cereais será comprometida.

Buva

A buva é uma erva daninha muito comum no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, em especial, onde são cultivados milho, soja e trigo. Embora suas sementes sejam pequeninas, elas são inúmeras e se espalham rapidamente na lavoura. Daí a necessidade se se realizar o manejo integrado para inibir o seu desenvolvimento.

Capim-amargoso

Outra planta invasora amplamente agressiva às lavouras é o capim-amargoso, que se dissemina rapidamente pelo vento. As culturas mais atingidas são a soja, o milho e o algodão, que apresentam perdas significativas, com redução de 50% no rendimento. De fácil adaptação ao nosso clima, essa planta daninha é o pesadelo de produtores de todo território nacional.

Capim-de-galinha

O capim-de-galinha é uma erva invasora com grande resistência a glifosato. Muito comum em cultivos de soja de todo o país, essa planta daninha consegue se desenvolver em condições adversas assim como as demais invasoras. Por esse motivo, ela se torna cada vez mais resistente a herbicidas, o que faz com que sua erradicação seja complicada.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo

Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação

Aplicação Econômica de Adubos

Fonte: Tecnologia no Campo

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 05-01-2021 Agricultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Miniguia Básico Sobre Preparo do Solo

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.