Agroindústria do coco

Maneira prática e eficiente de aproveitamento do coqueiro

A agroindústria dos produtos do coqueiro no Brasil é caracterizada pela existência de algumas unidades de grande e médio porte e por uma agroindústria de pequeno porte, ainda pouco expressiva e incipiente, com boas perspectivas de desenvolvimento face à demanda nacional, bem superior à oferta.

Alguns cuidados devem ser tomados durante a colheita, o transporte e o armazenamento dos frutos. De um modo geral, os cocos verdes destinados ao processamento de água e polpa devem apresentar uniformidade quanto às suas características. Estes deverão ser colhidos quando atingem o seu volume máximo, e, a depender da variedade, isto ocorrerá entre cinco a sete meses após a fecundação. Os cocos, nesta idade, se apresentam com a maior quantidade e qualidade da água, e o mais elevado teor de sólidos, pois a nata ainda está  na forma de uma delgada película, encontrando-se a grande maioria dos sais minerais e albumina dissolvidos na água.

A qualidade é extremamente afetada pelo tempo decorrente entre a colheita e o processamento, daí a necessidade de que os frutos sejam manuseados com cuidados e que o transporte seja efetuado o mais rápido possível, em veículos cobertos e em horários de temperatura mais amena. Recomenda-se que os frutos cheguem na unidade fabril, no máximo, dentro de três dias após a colheita.

A estocagem da matéria-prima na indústria tem como finalidade regular o fluxo do processamento e evitar descontinuidades no funcionamento da linha de produção. Os galpões para guardar os frutos deverão ser telados, apresentar boa ventilação e evitar raios solares e elevação da temperatura.

No que diz respeito ao comércio, além da já tradicional água de coco gelada, tomada diretamente do fruto nas praias e acostamentos das estradas mais turísticas, começa a florescer uma indústria de extração e embalagem da água de coco verde. Neste processo, entram as embalagens que têm como função básica proteger os alimentos do ambiente externo, preservando as características iniciais de qualidade sem interagir com o mesmo. Para atender a estas características, a embalagem deve ser inerte e oferecer proteção ao produto sob todos os aspectos, nas condições de estocagem e comercialização.

O congelamento tem como objetivo principal a conservação do produto em condições de oferecer uma qualidade desejável para o consumo dentro de custos convenientes. Dessa forma, é mais interessante congelar o produto em um sistema separado. Evidentemente, será necessário um estudo técnico-econômico para que se possa ter melhores resultados. Podem ser utilizados câmaras, túneis ou armários de congelamento ou mesmo "freezers" verticais, para o congelamento, e horizontais para a estocagem.

Para iniciar a instalação de uma agroindústria, o produtor deve se ater a algumas recomendações. Para esse auxílio, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Industrialização do Coco. Neste curso, serão abordadas as características do coqueiro, os principais produtos do coco, além do processamento e industrialização. O coordenador do curso, Raimundo Camelo Mororó, afirma que a unidade fabril de aproveitamento de coco verde ou maduro, pode estar localizada em fazendas ou cidades onde o empresário tenha produção própria e/ou facilidade de aquisição da matéria prima nas proximidades da fábrica. Leia também nosso ouro artigo a respeito Algumas dicas para o cultivo de coco.

Beatriz Lazia 05-10-2011 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.