Aprenda a produzir mudas de coqueiro híbrido

O produtor de cocos que deseja investir na produção de coqueiro híbrido deve saber que a produção de mudas desse coqueiro é feita, basicamente, da mesma maneira que é feita a produção de mudas de coqueiro anão

A produção de mudas de coqueiro híbrido, de boa qualidade, representa um dos principais fatores de sucesso na produção de coco

  coqueiro híbrido

O produtor de cocos que deseja investir na produção de coqueiro híbrido deve saber que a produção de mudas desse coqueiro é feita, basicamente, da mesma maneira que é feita a produção de mudas de coqueiro anão. Sendo, portanto, necessário observar as características das matrizes, levando-se em consideração os aspectos relacionados ao campo de produção, à escolha das matrizes e a todos os tratos culturais.

No entanto, a diferença básica entre os dois tipos de cultivo está na maneira como é feita a polinização, que, neste caso, pode ser artificialmente controlada, ou por meio de uma polinização dirigida, de certa forma, também controlada. Após a fecundação das flores femininas, os frutos serão formados e irão se desenvolver até atingirem a maturação, que é quando deverão ser colhidos para constituírem as sementes.

Para esse cultivo, serão necessários dois campos de matrizes, sendo um composto por plantas de gigantes verdadeiros e outro por matrizes anãs, também verdadeiras. Na ocasião da escolha das mudas que irão dar origem às mudas híbridas, que posteriormente se transformarão em suas matrizes, é preciso que o produtor procure por mudas de excelente qualidade e que sejam originárias de plantas verdadeiras, preferencialmente, sem nenhum tipo de cruzamento com espécies indesejáveis.

Depois de escolhidas as mudas e feito o plantio das mesmas, as observações e os cuidados deverão ser contínuos até que as plantas atinjam franca produção. Deverá ser feito o corte das plantas indesejáveis a fim de permanecerem apenas aquelas que apresentem as características desejáveis, como excelente potencial produtivo, isenção de ataques de pragas e doenças, e que apresentem as características o mais próximo possível das matrizes verdadeiras.

Explicaremos um pouco melhor do que se trata a polinização artificial controlada e a polinização dirigida. A primeira consiste em selecionar as matrizes anãs, com inflorescências prontas para abrir, e prepará-las para receber o pólen extraído de matrizes gigantes. A partir daí, o processo consiste em fazer o correto acompanhamento das plantas e dos frutos, realizando todos os cuidados necessários, como é o caso de podas do excesso de frutos por cacho (é interessante que fiquem de 15 a 20 frutos por cacho), irrigações, adubações, controle de pragas e doenças, além de controle do mato.

Já a polinização dirigida se mostra menos eficiente do que a artificial controlada, mas apresenta a vantagem de não precisar fazer a preparação do pólen. Além disso, nesse tipo de polinização não é preciso fazer a formação de dois campos de produção de matrizes. Pois, ambas serão cultivadas em um mesmo local. Como já foi dito, trata-se de um processo de produção de mudas de coqueiro híbrido mais simples. No entanto, ele também exige muito cuidado, pois todas as inflorescências das matrizes anãs deverão ser emasculadas para que não haja, em nenhuma hipótese, polinização cruzada.

Para obter mais informações, consulte o curso Produção de Mudas de Coco Anão e Híbrido, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do doutor Luiz Ângelo Mirisola Filho, que orienta entre outras coisas a respeito de produção de mudas de coqueiro anão, produção de mudas de coqueiro híbrido e normas e padrões para a produção de sementes e de mudas fiscalizadas de coqueiro. Leia também nosso outro artigo Conheça os tipos de adubação do coqueiro anão.

Beatriz Lazia 05-10-2012 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.