Produção de coco: controle da broca-do-coqueiro

Um dos principais sintomas do ataque da broca-do-coqueiro é a má-formação das folhas novas, que se esfacelam

Produção de coco: controle da broca-do-coqueiro

Conforme explicam José Inácio Lacerda Moura e Mário Lúcio Vilela de Rezende, professores do Curso CPT Controle de Pragas e Doenças do Coqueiro, um bom manejo de pragas do coqueiro começa com as inspeções constantes no coqueiral, com o objetivo de identificar possíveis problemas. Quando identificadas nos coqueiros, elas devem ser erradicadas o mais rápido possível. Caso contrário, podem gerar sérios prejuízos ao produtor de coco.

Uma das principais pragas é a broca-do-coqueiro (Rhynchophorus palmarum), também conhecida como bicudo, aramandaia, broca-do-olho-do-coqueiro e broca-das palmáceas. Ela não apenas ataca o coqueiro como também outras plantas, como tamareira, cana, babaçu, dendezeiro, carnaúba, além das palmeiras real e imperial.

Quando na fase adulta, a praga se apresenta como um besouro com corpo aveludado e cor preta opaca. Seu tamanha varia de 45 a 60 milímetros (comprimento) por 15 a 18 milímetros (largura). Já na fase de larva, a broca-do-coqueiro apresenta corpo bastante curvado, repleto de anéis, com cor creme em tom bem claro.

Principais sintomas


“Um dos principais sintomas do ataque da broca-do-coqueiro é a má-formação das folhas novas, que se esfacelam”, afirma o engenheiro agrônomo Mário Lúcio Vilela de Rezende. Além disso, com o avanço das larvas, surgem galerias por toda parte, que destroem os tecidos da planta, que tende a fenecer.

Métodos de controle


O controle da praga pode ser realizado com o uso do feromônio Rincoforol, junto a pedaços de cana com 40 centímetros de comprimento, esmagados e submersos no melaço diluído em água. Como servem de alimento para a broca, essas iscas atraem a broca até as armadilhas. Estas devem apresentar o modelo alçapão, distribuídas no coqueiral, a cada 500 metros. Também podem ser utilizados baldes com mais de 10 litros.

Outro método eficiente de controle da broca-do-coqueiro é o uso de inimigos naturais da praga. Esse controle biológico é realizado com o fungo Beauveria bassiana, pois ele age como patógeno da broca. Nesse caso, ou o fungo é pulverizado no coqueiro ou distribuído em pó nas partes cortadas do coqueiro pós-colheita. Além disso, a praga deve ser coletada e exterminada, independentemente do seu estágio de desenvolvimento.

Quanto aos restos culturais do coqueiro, eles devem ser incinerados (principalmente se estiverem infestados com a broca), ou mesmo triturados para eliminar quaisquer focos da praga. Vale ressaltar que esses resíduos vegetais podem atrair a praga ao coqueiral devido ao processo de fermentação.

Conheça os Cursos CPT da Área Cultivo e Processamento de Coco:

Controle de Pragas e Doenças do Coqueiro

Adubação do Coqueiro Anão

Irrigação do Coqueiro Anão

Fonte: Frutíferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 03-12-2020 Cultivo de Coco

Faça já o Download Grátis

Download brinde As Principais Pragas do Coqueiro

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.