A jabuticabeira e suas principais características

A jabuticabeira (Myrcia cauliflora) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, que pode alcançar até 9 metros de altura, produzindo frutos tenros e globosos, com aproximadamente 2,9 cm de diâmetro

A jabuticabeira (Myrcia cauliflora) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, que pode alcançar até 9 metros de altura, produzindo frutos tenros e globosos, com aproximadamente 2,9 cm de diâmetro

A jabuticabeira e suas principais características
A jabuticabeira (Myrcia cauliflora) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, que pode alcançar até 9 metros de altura, produzindo frutos tenros e globosos, com aproximadamente 2,9 cm de diâmetro.

A jabuticabeira (Myrcia cauliflora) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, que pode alcançar os 10 metros de altura, ou mais, produzindo frutos tenros e globosos, com aproximadamente 2,9 cm de diâmetro.

Uma característica bastante peculiar desta bela frutífera ocorre no período da floração, quando todo o tronco e galhos se revestem de lindas flores brancas.

Destas surgirão as jabuticabas, com coloração negro-arroxeada, polpa branca e bastante suculenta.

A jabuticaba pode ser tanto consumida in natura como em geleias, licores e vinhos. Os estados onde mais se cultiva a jabuticaba são Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo por muitos conhecida como jabuticabeira-preta, jabuticaba-paulista e jabuticaba-açu.

Rica em vitaminas e minerais, a jabuticaba é extremamente benéfica à saúde, tendo ação antioxidante e antialérgica, além de prevenir problemas cardíacos, diabetes e prisão de ventre. Pesquisas recentes, realizadas pela UNICAMP, comprovaram que a casca da jabuticaba pode prevenir o câncer, como o de próstata e a leucemia.

Valores nutricionais em 100 g de jabuticaba:

Valor energético: 58.1 Kcal;

Fibra alimentar: 2,3 g;

Vitamina C: 16,2 mg;

Vitamina B1: 0,1 mg;

Potássio: 129,7 mg;

Fósforo: 14,6 mg;

Cálcio: 8,4 mg;

Manganês: 0,3 mg;

Magnésio: 17,8 mg;

Ferro: 0,1 mg;

Zinco: 0,3 mg.

Clima, temperatura e umidade:

A jabuticabeira adapta-se muito bem aos climas tropical e subtropical úmido, com temperaturas variando entre 20 e 30ºC, e umidade relativa do ar em torno de 75 e 80%.

Solo ideal:

O solo ideal para se cultivar a jabuticaba é o solo sílico-argiloso, fértil, com boa drenagem e pH entre 6,5 e 7,0.

Plantio:

O plantio deve ser feito no período chuvoso, mantendo o colo da muda em torno de 5 cm acima da superfície do solo.

Colheita e produtividade:

A colheita de jabuticaba deve ser manual, após 3 meses da floração. Podendo esta ocorrer de 2 a 3 vezes por ano, se o solo estiver sempre bem nutrido e irrigado. A primeira produção de jabuticaba começa a partir do 5º ano do plantio, indo até os 30 anos. Uma jabuticabeira pode produzir mais de 1.000 kg de jabuticabas/ano.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Fruticultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.


Andréa Rocha 04-12-2013 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.