Alimentação do gado de corte: concentrados e volumosos

A suplementação adequada com concentrados e volumosos garante alto desempenho alimentar do gado de corte

Alimentação do gado de corte: concentrados e volumosos

“A pecuária de corte é um dos setores, que mais cresce no Brasil, devido ao aumento da demanda no mercado interno e externo. Entretanto, para garantir carne de alto padrão, é indispensável realizar um bom manejo nutricional do gado de corte para melhorar o desempenho produtivo dos animais. Nesse contexto, merecem destaque os concentrados e os volumosos”, comenta Antônio Vander Pereira, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT a Distância e Online Seleção de Forrageiras.

O planejamento nutricional do rebanho de corte deve considerar alguns fatores importantes, como condições ambientais (sistema de confinamento), fases de criação (fase de terminação), época do ano (período de seca) e melhor preço disponível das forrageiras. Com isso, o pecuarista consegue oferecer ao rebanho de corte uma alimentação balanceada, com suplementação adequada de proteína e energia, presentes nos concentrados e volumosos.

Concentrados


Os concentrados são suplementos, que apresentam valor energético elevado e baixo teor de fibras. Quando comparados aos volumosos, os concentrados são mais ricos em nutrientes e suprem eficientemente as necessidades nutricionais dos bovinos. Os concentrados mais comuns oferecidos ao gado de corte são sorgo (bastante utilizado por ser energético e mais acessível), além de soja e caroço de algodão.

Volumosos


Já os volumosos são suplementos, que apresentam valor energético baixo e teor de fibras elevado. Normalmente, os pecuaristas usam os volumosos (forrageiras) para ensilagem (quando picadas e armazenadas em silos) ou os oferecem ao gado ainda verdes e picados. Outra forma de oferecer volumosos ao gado é após a desidratação de gramíneas (como o feno).

Vale lembrar que o modo como o pecuarista fornece volumosos ao rebanho de corte depende de alguns fatores de fundamental importância, para se chegar a bons resultados, como capital disponível, flexibilidade de uso, infraestrutura da fazenda, mão de obra treinada, além do maquinário necessário e da extensão da área na propriedade.

“Além da silagem de sorgo e capim, a silagem de milho é uma das mais viáveis ao produtor, contanto que seja produzida com as técnicas agrícolas adequadas e a baixo custo”, afirma Juliano Ricardo Rezende, zootecnista, especialista em bovinocultura e professor do Curso CPT a Distância e Online Produção e Utilização de Silagem.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Pastagens e Alimentação Animal.

Leia o artigo "A importância do planejamento forrageiro."

Fonte: canalrural.uol.com.br

Andréa Oliveira 09-07-2019 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Alimentação de Gado de Corte

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.