Por que o carrapato cria resistência aos carrapaticidas?

A resistência dos carrapatos a agentes de controle químico torna difícil a erradicação desses ectoparasitas

Por que o carrapato cria resistência aos carrapaticidas?

O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus ou carrapato-de-boi é um ectoparasita, que impacta negativamente no desempenho produtivo dos bovinos e aumenta significativamente os custos de produção, em especial no tratamento do rebanho. O controle químico com carrapaticidas é o mais utilizado embora crie resistência nos carrapatos.

Na verdade, os carrapaticidas apresentam princípios ativos, que agem no carrapato-de-boi e reduzem a infestação nos animais, pelo menos, visivelmente. Vale lembrar que a resistência dos carrapatos a agentes de controle químico torna difícil a erradicação desses ectoparasitas.

Há teorias que demonstram como o carrapato cria resistência a determinado carrapaticida. Uma delas é a pressão de seleção, que explica que não ocorre mutação genética, mas sim carrapatos mais resistentes em uma dada população. Conforme os animais são tratados com os carrapaticidas, os carrapatos criam resistência.

Outra teoria já afirma haver mutação genética. Após aplicar os carrapaticidas, ocorre mutação de alguns genes do carrapato que entrou em contato com esses produtos químicos. E essa mutação genética passa para as gerações seguintes. Embora a primeira teoria seja a mais aceita ambas podem ocorrer simultaneamente.

Por que o carrapato cria resistência aos carrapaticidas?

Aplicação conjunta


Na aplicação conjunta dos agentes de controle químico, o ectoparasita é exposto a dois grupos químicos distintos. Com isso, ao invés de o carrapato criar resistência para um grupo, ele cria para ambos. Entretanto, conforme o caso, a combinação de grupos químicos diferentes pode ser feita quando um dos grupos iniciou alguma resistência.

Formulação química


Quando um rebanho é tratado diversas vezes com uma mesma formulação química, logo ela para de agir efetivamente nos carrapatos, pois esses ectoparasitas se tornaram resistentes a esse formulação específica.

Dosagem


Tanto a subdosagem (dose abaixo da indicada) como a sobredosagem (dose acima da indicada) favorecem o desencadeamento da resistência dos carrapatos aos agentes de controle químico. Entretanto, a sobredosagem causa uma resistência ainda maior.

Persistência da droga


A persistência da droga no organismo do bovino, ou seja, o tempo de permanência no organismo do animal, faz desencadear a resistência dos carrapatos aos agentes de controle químico. Isso acontece principalmente quando uma formulação é mais concentrada, pois ela se mantém mais tempo no organismo do animal.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres

Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos

Capacitação de Auxiliar Veterinário - Equinos e Bovinos

Fonte: educapoint.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 12-08-2021 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual Completo sobre Ensilagem

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.