Como acabar com o fungo da jabuticabeira

Como acabar com o fungo da jabuticabeira. A produtividade da jabuticabeira depende do manejo adotado pelo fruticultor, assim como dos tratos culturais e do controle de doenças - muitas delas fúngicas.

A produtividade da jabuticabeira depende do manejo adotado pelo fruticultor, assim como dos tratos culturais e do controle de doenças - muitas delas fúngicas

Como acabar com o fungo da jabuticabeira

Árvore de clima tropical e subtropical úmido, a jabuticabeira (Plinia cauliflora) pode chegar a 15 metros de altura e produzir até 1000 kg de frutos por ano. Estes apresentam forma arredondada e tom de um roxo bem escuro. Sua polpa, com coloração esbranquiçada, é doce, tenra e muito saborosa. O ponto de maturação dos frutos depende da variedade da planta.  Em geral, quando estão macias, mas firmes, as jabuticabas podem ser colhidas. A produtividade depende do manejo adotado pelo fruticultor, assim como dos tratos culturais e do controle de doenças - muitas delas fúngicas.

Sua produção inicia após cinco ou oito anos do plantio e continua por mais de 30 anos.  De cada florzinha nascida no tronco da jabuticabeira, nasce um fruto - em geral, três meses após a floração. Anualmente, a árvore produz até três floradas, mas tudo depende do manejo de irrigação e adubação, além das medidas de prevenção contra fungos. Caso contrário, a produtividade da planta é reduzida de forma bastante significativa.

Para se desenvolver viçosa e saudável, a jabuticabeira deve ser plantada em solos silico-argilosos, ricos em matéria orgânica, profundos, com boa drenagem e pH de 6,5 a 7,0. O plantio dever ser realizado no início das chuvas em altitude abaixo de 600 metros. A temperatura ideal deve variar entre 18 e 35°C. A planta não gosta de temperaturas baixas (12°C) nem de geadas fortes, pois isso retarda seu desenvolvimento.
 
Em períodos chuvosos, quando a umidade aumenta, o fruticultor deve redobrar os cuidados em relação ao cultivo de jabuticabas. Isso porque o ambiente torna-se favorável ao surgimento de fungos. Um dos principais é o Puccinia psidii, que ataca as folhas, as flores, os frutos e os ramos da jabuticabeira. A doença pode ser identificada quando se verificam manchas circulares necrosadas, além de uma espécie de pó com coloração amarela bem forte.

Para reduzir o ambiente propício ao desenvolvimento do fungo, deve-se fazer o arejamento da árvore e aumentar a insolação interna na copa. De que maneira? Por meio das podas de limpeza, momento em que são cortados os ramos secos, quebrados ou em excesso. Outra medida é adubar a planta sempre com esterco curtido e irrigar seguindo o manejo adequado. Alguns fruticultores pulverizam os frutos (jabuticabas) em desenvolvimento com enxofre em pó molhável, outros preferem usar calda bordalesa.

Preparo da calda bordalesa:

Em 5 litros de água limpa, mergulhe um saco de pano com 100 gramas de sulfato de cobre em seu interior. Assim que passarem 24 horas, retire o saco do balde e acrescente 100 gramas de cal virgem - já diluídas em mais 5 litros de água. Misture bem, passe por coador de pano e coloque em pulverizador. Faça as aplicações da calda conforme recomendado por engenheiro agrônomo.

Fontes: Tudo sobre Plantas e Globo Rural.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, elaborado por Dalmo Lopes de Siqueira, Mestre em Agronomia (Fitotecnia) - Universidade Federal de Lavras, e Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) - Universidade Federal de Viçosa.

Andréa Oliveira 02-12-2016 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Kênia de Jesus dos Santos

23-06-2020

Boa noite, no pé de jabuticaba da minha mãe, todas as folhas estão com um pó branco , só na parte de baixo das folhas e elas estão com aspecto de murchas . O que devemos fazer?

Resposta do Portal Agropecuário

24-06-2020

Olá,Kênia

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Recomendamos que procure um agrônomo especializado em fruticultura na sua região, para que este profissional consiga orientá-la de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Luiz Carlos Rizzi

21-04-2020

Tenho um pé de jabuticaba ,começa a crescer o fruto ele vem meio mucho depois que está para madurar fica toda pintada e cai .Também o pé de mexerica ponkan, até chegou dar a primeira vez mas noto que não cresce o suficiente começa a madurar e encrua . A minha pergunta é : o que deve fazer ?

Resposta do Portal Agropecuário

29-04-2020

Olá, Luiz Carlos 

Como vai?

Agradecemos seu visita ao nosso site!

Recomendamos que procure um agrônomo especializado em fruticultura na sua região, para que este profissional consiga analisar sua plantação e orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes