Como cultivar butiá para fazer doce e geleia?

Com sabor semelhante ao do abacaxi, o butiá pode ser consumido in natura, ou ainda pode ser usado na produção de sucos, vinagre, doces, compotas e geleias

Como cultivar butiá para fazer doce e geleia?

O butiá (Butia capitata), também conhecido como butiá do cerrado, coquinho-azedo, coco-cabeçudo, coquinho-abacaxi e coco-vassoura, apresenta casca com cor amarela quando maduro. Entretanto, há outras espécies de butiá que apresentam casca com cor que varia da avermelhada à arroxeada. A cor da polpa (amarela a alaranjada) e o formato do fruto (ovalado a oblongo) também variam de acordo com a espécie.

O butiá é um fruto tipo drupa, encontrado desde o Centro-Oeste até o Rio Grande do Sul, produzido por uma palmeira com caule curto e subterrâneo e tronco revestido pelas bainhas das folhas. Estas apresentam forma de pena (pinadas) e podem variar de 6 a 18, com raques de 60 a 110 cm de comprimento, laminadas em V, com cor verde opaca e esbranquiçada, e espinhos na base ou entre as fibras.

Clima e solo


Nos três primeiros anos de idade, o butiá se desenvolve lentamente. Típica de clima frio e seco, a palmeira resiste a baixas temperaturas (até -5°C) e à ocorrência de geadas. Seu plantio pode ser realizado em áreas com 50% de sombra ou em pleno sol. Quanto ao solo, ele deve ser profundo, apresentar rápida drenagem e boa carga de matéria orgânica.

Germinação e frutificação


As sementes do butiá duram 8 anos sem perderem a capacidade de germinação, que ocorre entre 120 dias a 2 anos. Quando a semente fica submersa em água, por 48 horas, com a casca trincada, a germinação é acelerada. No plantio das sementes, recomenda-se substrato 50% arenoso. Após 2 anos do plantio do butiá, quando as mudas do butiá formarem 4 folhas definitivas, elas podem ser transplantadas para local definitivo. A frutificação ocorre de 6 a 8 anos após o plantio.

Espaçamento e adubação de plantio


O espaçamento de plantio das mudas de butiá deve respeitar as distâncias de 5 m x 5 m. As covas devem apresentar uma diagonal de 50 cm e devem ser adubadas com esterco de curral curtido, areia de rio (lata de 18 litros), 500 gramas de calcário e 1 kg de cinza de madeira.

Adubação química e capinas


A adubação química do butiá ocorre após três anos do plantio. Ela deve ser feita com 50 gramas de NPK, nas proporções 10-10-10, distribuídos na superfície. Em seguida, deve-se adicionar esterco de curral curtido e cobrir com folhas secas. Regularmente, devem ser realizadas capinas para que as plantas daninhas não prejudiquem a palmeira.

Época de plantio e irrigação


A época de plantio do butiá deve ser de dezembro a janeiro. Após o plantio, deve ser realizada a irrigação do butiá com 20 litros de água. Durante a estiagem, a irrigação deve ser realizada de 20 a 20 dias.

Usos


Com sabor semelhante ao do abacaxi, o butiá pode ser consumido in natura, ou ainda pode ser usado na produção de sucos, vinagre, doces, compotas e geleias. Além disso, a palmeira do butiá é utilizada como planta ornamental. Sem falar que as folhas de butiá servem de matéria-prima para artesanato, na produção de bolsas, chapéus, enfeites, entre outros.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção de Manga

Produção de Cupuaçu

Produção de Quivi (Kiwi)

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 26-07-2021 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.