Cultivo do maracujá

Cultivo do maracujá

A produção e o processamento de frutas constituem importantes atividades econômicas, permitindo obtenção de maior renda por área cultivada e gerando mais empregos do que outras atividades agropecuárias.

O maracujá é comercializado como fruta fresca para mercados atacadistas e varejistas e, principalmente, para as indústrias de processamento de suco e outros derivados. O suco de maracujá é o terceiro mais produzido no Brasil, atrás do suco de laranja e o de caju.

É uma cultura que tanto pode ser lucrativa para grandes e pequenos produtores, sendo importante fonte de renda no âmbito da agricultura familiar. Assim, pode ter alta relevância na fixação das famílias no campo.

No entanto, a decisão de implantar uma lavoura de maracujá deve se basear numa pesquisa para verificar a existência de um mercado que absorva a produção, seja para a venda de frutos frescos ou para a indústria de processamento.

Se você deseja fazer o plantio do maracujazeiro, veja como plantar com os cuidados necessários:

1. Para fazer o transplante das mudas é necessário que as covas estejam preparadas e adubadas.

2. A terra de cova deve estar úmida, por isso, o plantio deve ser feito após uma chuva ou irrigando-se a área de plantio, no dia anterior.

3. O plantio deve ser feito, preferencialmente, em dias nublados ou chuvosos, nas horas frescas do dia (de manhã ou à tarde). Antes de serem plantadas, as mudas devem ser irrigadas abundantemente.

Deve-se tomar os seguintes cuidados no momento do transplante das mudas:

  • Retirar a muda da embalagem somente na hora de plantar, tomando cuidado para não danificar as raízes;
  • Nas mudas de sacolas plásticas, observar se a raiz principal está torta, se estiver, deve ser feito o corte da mesma;
  • Não deixar o colo da planta ficar mais baixo que o nível do solo, do contrário ocorre o "afogamento" da muda, que facilita a penetração de doenças do solo e leva à morte da planta.

Confira mais sobre o cultivo do maracujá no Curso CPT de Produção de Maracujá.

Por Lidiany Duarte

 

 

Lidiany Duarte 26-11-2014 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.