Jabuticabeira - a importância da poda para evitar fungos

Jabuticabeira - a importância da poda para evitar fungos. O fungo ferrugem (Puccinia psidii), que ataca a jabuticabeira, pode ser prevenido com a poda de limpeza após a colheita das jabuticabas.

O fungo ferrugem (Puccinia psidii), que ataca a jabuticabeira, pode ser prevenido com a poda de limpeza após a colheita das jabuticabas

Jabuticabeira - a importância da poda para evitar fungos 

No Brasil, há várias espécies de jabuticabeira encontradas, em especial, no Sudeste e Sul do país. Dentre as mais comuns, estão a Paulista (Ponhema), a Branca, a Rajada, a Coroa e a Sabará. Esta última é uma das mais cultivadas, principalmente em pomares caseiros. Embora seja típica de clima subtropical, a jabuticabeira se adapta muito bem em climas amenos, com temperaturas relativamente baixas. Mas é de suma importância fazer a poda de limpeza para evitar fungos, como a ferrugem.

Um dos principais fungos que atacam a jabuticabeira é o Puccinia psidii, conhecido popularmente como ferrugem. Ele se espalha por toda a planta com rapidez. Por isso, é preciso estar atento a qualquer incidência de manchas necróticas circulares (folhas, botões, frutos e ramos), com a presença de um pó amarelo vivo.

A inspeção da jabuticabeira deve ser feita principalmente na primavera - estação com maior umidade relativa do ar e temperaturas mais baixas, condições extremamente favoráveis para o desenvolvimento do fungo.

É importante ressaltar que não só a jabuticabeira é acometida pela ferrugem, mas também outras frutíferas, como goiabeiras, jambeiros e pitangueiras. Portanto, se a frutífera estiver infectada pelo Puccinia psidii, recomenda-se a eliminação dos frutos, até mesmo dos que estiverem mumificados.

Entretanto, a melhor medida de controle é a prevenção, por meio da poda de limpeza da jabuticabeira. Esta deve ser feita 30 dias após a colheita final das jabuticabas. Com a poda, aumentam-se o arejamento e a insolação interna da copa da jabuticabeira, o que impede o desenvolvimento do fungo.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Globo Rural.

Andréa Oliveira 19-01-2016 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.