Métodos e dicas para fazer e plantar mudas de pêssego

Métodos e dicas para fazer mudas de pêssego. Atualmente, existem métodos simples e práticos para se fazer mudas de pêssego partindo das sementes.

Atualmente, existem métodos simples e práticos para se fazer mudas de pêssego partindo das sementes

Métodos e dicas para fazer e plantar mudas de pêssego

O pessegueiro (Prunus pérsica) é uma frutífera originária da China - típica de clima temperado. Segundo Francisco Ramos da Fonseca, professor do Curso a Distância CPT Produção de Pêssego, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, com os avanços tecnológicos e as novas técnicas de cultivo, o pêssego pode ser cultivado em regiões com os mais diversos climas. Bastam alguns cuidados essenciais - desde a produção de mudas até a colheita da fruta. Atualmente, existem vários métodos para se fazer mudas de pêssego partindo das sementes. Que tal conhecer 2 deles?

Primeiro método

Antes de fazer as mudas, os caroços do pêssego devem ser bem limpos. Para isso, toda a polpa deve ser retirada - sem que haja nenhum resquício dela. Depois os caroços devem ser cobertos com algodão esterilizado - umedecido em água. Em seguida, eles devem ser dispostos em saco plástico transparente e colocados na geladeira à temperatura de 5 a 12°C.

Quando iniciar a germinação das sementes do pêssego, elas devem ser retiradas da geladeira para serem plantadas. O plantio é realizado em pequenos balaios - protegidos da luz direta do sol. Para isso, recomenda-se o uso de sombrites até que as mudas estejam no ponto de plantio definitivo.

Segundo método

Nesse método, as cascas dos caroços dos pêssegos são quebradas cuidadosamente. Depois um fungicida - recomendado por engenheiro agrônomo, deve ser aplicado como proteção contra mofo. Em seguida, eles são plantados em copinhos descartáveis, com areia umedecida - esterilizada em autoclave (cerca de 10 minutos em alta temperatura).

Os copinhos devem ser dispostos em sacos plásticos transparentes e levados à geladeira - entre 5 e 10 °C, até as sementes começarem a germinar. Por fim, elas devem ser plantadas em pequenos balaios - em locais com sombra.

Importante!

Para quem não possui autoclave, segue uma dica: em uma panela, coloque uma parte de areia para três de água. Ferva a mistura cerca de 30 minutos, escorra a água excedente e deixe esfriar antes de plantar as sementes do pêssego.

É importante ressaltar que - antes da fervura, a areia deve ser lavada em água - para que todas as impurezas se dissolvam. Assim que a areia precipitar, jogue mais água e escorra novamente - até que a água saia completamente limpa.

Dicas importantes!

1.Antes do plantio das mudas, deve-se colocar o seguinte composto nas covas: 20 litros de esterco curtido, 300 gramas de NPK (20:5:20), 25 gramas de bórax e 1 kg de calcário dolomítico.
2.Para o plantio das mudas de pêssego, o solo deve ser profundo e bem drenado.
3.O pH do solo deve permanecer em torno de 6.
4.Recomenda-se espaçamento de 6 metros entre linhas e 4 metros entre plantas.
5.As dimensões ideias das covas devem ser 50 x 50 x 50 centímetros.
6.O transplante das mudas deve ocorrer no início das chuvas.
7.A temperatura ideal para alcançar alta produtividade gira em torno de 20°C (média anual).

Fonte: Como Fazer Mudas.


Andréa Oliveira 14-07-2016 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.