Criação de Caprinos de leite

As vantagens de criar cabras leiteiras

A espécie caprina é responsável por aproximadamente 2% do suprimento anual de leite no mundo

Conta a história que a cabra foi o primeiro animal domesticado pelo homem visando a produção para o consumo humano. A introdução dos caprinos no Brasil, foi feita pelos colonizadores portugueses, franceses e holandeses. Nesta época, a criação era única e exclusivamente para a subsistência, forma de criação que predominou por muito tempo, e até hoje pode ser encontrada em grande parte do país.

São muitas as vantagens de se criar caprinos, dentre elas podemos destacar:

-        É um animal de pequeno porte;

-        Oito cabras consomem a mesma quantidade de alimento que uma vaca;

-        Proporcionalmente ao peso, são mais eficientes na produção de leite do que as vacas;

-        Adaptam-se com facilidade aos mais variados tipos de manejo, principalmente ao da estabulação completa;

-        Apresentam um maior número de crias por parto, frequentemente com nascimento de dois cabritos e, eventualmente, de até três;

-        Em geral, os caprinos são mansos, sociáveis, inteligentes, limpos e obedientes, o que determina uma fácil integração com outros animais e com o homem.

A espécie caprina é responsável por aproximadamente 2% do suprimento anual de leite no mundo. Sua contribuição econômica é notória, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. No Brasil, a produção anual de leite de cabra é cerca de 7.920.000 L. Mas, a demanda estimada é de que há espaço para o consumo de até o dobro da produção.

No Brasil, a produção de derivados de leite de cabra não é muito grande e o maior consumo ainda está associado às crianças com alergia ao leite de vaca. A industrialização do leite de cabra e de seus derivados exigem instalações e equipamentos adequados. Além disso, devem ser feitos manejo na fase da cria, manejo sanitário, controle de verminoses e manejo na fase da recria.

Por estar cada vez mais presente na vida dos brasileiros, é necessário que haja uma classificação dos sistemas usados no processo de produção de leite de caprinos. E esta classificação deve ser feita com base na interação entre os fatores componentes desses sistemas, em que se destacam o clima, o solo, o animal, o mercado, a industrialização e os aspectos humanos e sociais.

No curso Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de leite, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o produtor de caprinos receberá informações que irão lhe auxiliar tanto no manejo dos caprinos quanto no gerenciamento do rebanho. Segundo Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, coordenadora do curso, o Brasil é o país que se mostra mais preparado em rebanho com aptidão leiteira e apresenta excelentes expectativas para o crescimento de vendas internacionais.

Beatriz Lazia 30-08-2011 Ovinos E Caprinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.