Quer aprender a plantar aipo? Confira as melhores dicas!

As cultivares tradicionais de aipo passam por branqueamento para aprimorar o aroma e tornar o sabor adocicado

Quer aprender a plantar aipo? Confira as melhores dicas!

O aipo (Apium graveolens var. Dulce) ou salsão apresenta cultivares americanas ou verdes, cultivares de folhas, cultivares de branqueamento natural ou auto branqueadas e cultivares tradicionais. Estas últimas possuem hastes das folhas nas cores verde esbranquiçada, avermelhada ou rosada. Geralmente, elas passam por branqueamento para aprimorar o aroma e tornar o sabor adocicado.

Clima e luminosidade


O aipo se desenvolve melhor em regiões com temperaturas entre 15°C e 21°C. Embora existam cultivares resistentes a geadas menos severas, o frio pode induzir ao florescimento precoce. Quanto à luminosidade ideal, o aipo requer algumas horas de luz direta do sol por dia, mas também pode ser cultivado sob sombra parcial com luminosidade elevada.

Solo e irrigação


O plantio de aipo deve ser realizado em solo com boa fertilidade e boa drenagem. Além disso, o solo deve ser rico em nitrogênio e apresentar boa carga de matéria orgânica. Quanto ao pH, a planta tolera variações. Em relação à irrigação, o aipo deve receber um suporte de água que mantenha o solo apenas úmido, mas nunca encharcado.

Plantio e espaçamento


As sementes de aipo demoram duas (ou mais) semanas para germinar. Para acelerar o processo, elas devem ser submersas em água. Seu plantio deve ser superficial, pois elas germinam sob alta luminosidade. A semeadura do aipo pode ocorrer em sementeiras ou diretamente em canteiros. Quando as mudas apresentarem 5 ou 6 folhas, elas podem ser transplantadas das sementeiras para local definitivo.

Quanto ao espaçamento, ele deve respeitar as distâncias de 20 cm a 25 cm entre plantas (cultivares de branqueamento natural) ou de 35 cm a 40 cm entre plantas (demais cultivares). O cultivo de aipo também pode ser feito em vasos grandes, com profundidade de 30 cm (ou mais).

Branqueamento


No processo de branqueamento, o aipo é embrulhado (sem pressionar) em um cilindro de papel espesso e escuro, com 23 cm de altura. A amarração pode ser feita com elástico ou barbante. É fundamental que as extremidades das hastes e os limbos das folhas permaneçam expostos. O embrulho e a amarração do aipo também podem ser feitos a 2/3 da altura da planta. O branqueamento do aipo ocorre duas semanas antes da colheita.

Colheita


A colheita do aipo ocorre após 75 a 150 dias do plantio conforme a cultivar. No processo, corta-se a planta rente ao solo se for cultivar tradicional, pois o branqueamento torna o sabor das hastes adocicado. Já as cultivares que não são submetidas a branqueamento devem ter colhidas apenas as folhas, pois suas hastes têm sabor amargo.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho

Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção

Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa

Fonte: hortas.info

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 30-09-2021 Agricultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Básico de Irrigação

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.