Cultura do Milho - boa rentabilidade e diversidade na produção

A cultura do milho apresenta variedade de produtos finais, diversidade de adaptação, boa produção e mercado certo no atual cenário econômico.

Espiga de milho - Portal Agropecuário

A produção agrícola brasileira vem crescendo e, dentre as principais culturas, o milho vem ganhando destaque tanto no mercado interno como no externo. A produção de milho está bem estabilizada em termos de tecnologia, atendendo pequenas, médias e grandes propriedades em todo o Brasil. A diversidade de produtos gerados pela cultura do milho, como grãos, silagem, milho verde, farináceos, entre outros, tem mostrado a importância dessa gramínea para a nossa alimentação, bem como para a alimentação de diversos rebanhos, além da exportação.

 

A economia

Nos últimos anos, a agricultura brasileira vem ganhando destaque, principalmente na produção de grãos, como o milho. Embora o PIB não tenha obtido o resultado esperado, o setor da agricultura foi o responsável pelo aumento da demanda de produção do milho, graças ao aumento de sua produtividade, o que gerou o nosso crescimento econômico.

Como podemos notar, há algum tempo, o milho vem se destacando no cenário interno de nossa economia, devido ao aumento do seu consumo pela população. Já no cenário externo, as exportações vêm aumentando em todos os mercados, devido à qualidade de nossa produção e à fabricação de etanol de milho, nos E.U.A, além da procura do produto pelo mercado Chinês, que cresce em ritmo acelerado.

A produção

Atualmente, existe tecnologia para a produção de milho nos quatro cantos do nosso país, com a obtenção de diversos tipos de variedades. Algumas delas adaptam-se a diferentes altitudes (fator muito importante para a cultura), sendo especializadas no produto final: grão, silagem, milho verde, com diversos preços de semente de milho, conforme o nível tecnológico do produtor.

Observação:

Existem corretivos e adubos com excelente tecnologia e performance para atender à cultura do milho, com facilidade de aquisição e aplicação.

Já no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, além de produtos modernos e variedades resistentes a determinadas doenças, surgiram no mercado sementes transgênicas de milho, que são tolerantes ao ataque de lagartas e à aplicação de herbicidas menos tóxicos para a capina da cultura.

Quanto ao plantio, aos tratos culturais e à colheita, existem equipamentos e técnicas adequadas para cada tamanho de propriedade, da pequena à grande, que permitem a qualidade final dos produtos oriundos do milho, além de sua adequação e da possibilidade de variação da época de plantio, por meio do uso das tecnologias de irrigação.

Produtos finais

Grãos

São os principais produtos levados para as indústrias internas, exportados, comercializados "in natura", em pequenas e em grandes cidades, para alimentação de granjas de quintal, de animais domésticos, entre outros. Além disso, os grãos podem gerar diversos produtos como:

-Farináceos diversos: fubá, farinha de milho, amido de milho, todos utilizados diretamente na alimentação humana;

-Rações diversas: fornecem alimentação para bovinos, suínos, aves, entre outros, participando indiretamente do processo produtivo na indústria das carnes, ovos, derivados de leite, entre outros;

-Óleos vegetais diversos: utilizados na alimentação humana, indústrias de cosméticos, entre outros.

Silagem

É responsável por grande parte da proteína nas dietas do gado bovino de corte e de leite, além de gerar um mercado de venda dos produtos derivados de ambos os gados, mesmo o produtor não sendo pecuarista.

Milho verde

É imprescindível para a alimentação, em certas regiões do Brasil, nas formas cozida ou assada, fazendo parte da cultura em certas regiões litorâneas e em festas populares, como as Juninas.

Milho doce

É de grande utilização na indústria de enlatados.

Milho de pipoca

É responsável por parte da cultura mundial. Quem se esquece desse petisco em uma ótima sessão de cinema?

Milho de canjica

Refere-se ao milho branco, responsável por uma iguaria servida em festas populares, em todo o país, além de farinhas e fubás de coloração clara.

Em suma, vimos o quão extenso é o mercado para a cultura de milho, conhecemos suas diversas variedades para a produção, percebemos o quão bem adaptadas e consolidadas são as suas tecnologias, pois geram altas produtividades (não importando o tamanho da propriedade), bem como encontramos um enorme leque de produtos gerados do seu cultivo, com grande possibilidade de destaque no mercado consumidor.

Andréa Rocha 18-06-2013 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.