Quiabeiro - controle da mosca branca

Quiabeiro - controle da mosca branca. A mosca branca pode atacar o quiabo, assim como o fumo, o algodão, o tomate, o pepino, a batata doce, o repolho, o chuchu e outros.

A prevenção é a melhor medida de controle da mosca branca no quiabeiro

Quiabeiro - controle da mosca branca

Planta vinda da África, o quiabeiro (Abelmoschus esculentus) prefere temperaturas elevadas.  Por isso, desenvolveu-se muito bem no Brasil, que possui clima tropical quente. Não somente isso, além de resistente ao calor, o quiabo possui desenvolvimento rápido e excelente aceitação no mercado nacional. Entretanto, para que o cultivo seja produtivo e renda lucros para o agricultor, é preciso tomar alguns cuidados com pragas, como a mosca branca (Bemisia tabaci).

A mosca branca pode atacar o quiabo, assim como o fumo, o algodão, o tomate, o pepino, a batata doce, o repolho, o chuchu e outros. Como a praga tornou-se resistente à maioria dos agroquímicos, o controle químico deve ser evitado. Os pesticidas químicos, por exemplo, só devem ser utilizados em casos extremos. Caso contrário, a mosca branca poderá se tornar ainda mais resistente.

Em relação aos inseticidas alternativos - como a calda de fumo, eles também devem ser evitados, pois podem ser prejudiciais aos manejadores da cultura e aos consumidores. A sorte é que o período das chuvas elimina a praga - graças à lavagem direta das folhas do quiabeiro. Além disso, com a estação chuvosa, a umidade relativa do ar aumenta, o que permite o surgimento de inimigos naturais da mosca branca.

No caso dos repelentes vegetais ou das caldas feitas com detergente, eles surtem bons efeitos nos insetos adultos, com ação de aproximadamente quatro dias. Nas ninfas, a ação é muito mais eficaz - contanto que a calda ou repelente sejam aplicados na parte inferior da folha do quiabeiro (local preferido da praga).

Na verdade, a prevenção é a melhor medida de controle da mosca branca. Portanto, o cultivo de quiabeiro deve ser feito distante de cultivos de tomate, abóbora, soja, feijão - todas são plantas hospedeiras da mosca branca. Ao tomar tais cuidados, evita-se o aparecimento da praga na lavoura de quiabo.  

Outra medida bastante eficaz é isolar a área do quiabeiro com barreiras físicas naturais, como capim-elefante e cana-de-açúcar (culturas perenes) ou girassol mexicano e milheto (culturas anuais). A implantação das barreiras deve ser realizada no entorno do plantio, em torno da cultura e perpendicular à direção do vento predominante.

Fontes: Revista Globo Rural e Ebah.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Horticultura.

Andréa Oliveira 06-01-2017 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.