Rótulos indicarão consumo de água utilizado para produção

Rótulos indicarão consumo de água utilizado para produção. O projeto tem o objetivo de fazer com que os consumidores controlem o consumo e escolham alimentos produzidos com menor volume de água.

A indicação nos rótulos do consumo de água para a produção do alimento poderá virar lei

Rótulos indicarão consumo de água utilizado para produção

 

A indicação no rótulo do consumo de água para produzir alimentos poderá virar lei. Esta é a proposta do deputado João Derly, que obriga às empresas a informação do volume de água gasto na produção do alimento. Tendo em vista a crise hídrica em que o país se encontra, o Projeto de Lei 5290/16 pretende conscientizar a população sobre a importância do uso racional e sustentável da água.

Segundo João Derly, o projeto tem o objetivo de fazer com que os consumidores controlem o consumo e escolham alimentos produzidos com menor volume de água. "Trabalha-se atualmente com um conceito chamado de ‘pegada hídrica’ que, no caso dos produtos agropecuários e industriais, é a quantidade de água total empregada em sua produção", completa o deputado.

Vejamos o consumo de água para produção de alguns tipos de alimentos:

1 kg de tomate -> 214 litros de água;
1 kg de batata -> 287 litros;
1 kg de banana -> 790 litros;
1 kg de arroz -> 2.497 litros;
1 kg de carne de frango -> 4.325 litros;
1 kg de carne de boi -> 15.415 litros de água.

Muitos alimentos são produzidos de maneira não sustentável, com desperdício imensurável de água e isso precisa acabar. Felizmente, o Projeto de Lei 5290/16 já tramita na Câmara dos Deputados - em caráter conclusivo.

Conheça os Cursos CPT a Distância da Área Agricultura.

Fonte: Canal Rural.


Andréa Oliveira 27-08-2016 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.