Temperatura do solo influencia no plantio seguro

Temperatura do solo influencia no plantio seguro. Os produtores de regiões mais frias terão de esperar que a temperatura do solo suba para iniciarem o plantio

Os produtores de regiões mais frias terão de esperar que a temperatura do solo suba para iniciarem o plantio

Temperatura do solo influencia no plantio seguro

É inevitável pensar em plantio sem pensar nas condições climáticas. Principalmente com os vários fenômenos que o globo terrestre tem enfrentado nos últimos anos. O clima tem oscilado em dois extremos - calor excessivo e frio rigoroso. Como consequência, as lavouras têm de se adaptar a essas mudanças para que os cultivos surtam bons resultados. A temperatura do solo, por exemplo, influencia no plantio seguro. Solos muito frios não são propícios para se plantar - o mesmo vale para solos extremamente quentes. É preciso haver equilíbrio!

Na região Centro-Sul do Brasil, alguns agricultores esperam a normalidade do clima até que as temperaturas subam mais. Segundo Desirée Brandt, meteorologista da Somar, em 2015, no mesmo período, a temperatura do solo subiu mais facilmente devido ao inverno curto causado pelo El Ninõ. Mas em 2016, o quadro climático atual não nos mostra o mesmo padrão - em algumas regiões, o solo permanecerá um maior período com baixa temperatura.

Portanto, os produtores de regiões mais frias terão de esperar que a temperatura do solo suba para iniciarem o plantio. Assim que o solo atingir um valor ideal, o plantio poderá ser realizado de forma mais segura. É importante ressaltar que os solos com temperatura igual ou abaixo de 20°C não são propícios para o plantio, pois as sementes demoram a germinar.

Todo cuidado é pouco, principalmente com as novas massas de ar polar vindo em direção ao Centro-Sul. De acordo com dados meteorológicos, algumas cidades enfrentarão temperaturas oscilando entre 5 e 6 °C até o início da Primavera. Por outro lado, com o início das chuvas, o solo poderá apresentar temperatura elevada - o que é vantajoso para o plantio.

Estima-se que na região o calor não mais será extremo ao longo da próxima safra. Esse quadro é bastante positivo, pois temperaturas elevadas demais aquecem o solo a ponto de toda água evaporar - o que é prejudicial para a germinação das sementes. Ainda que chova consideravelmente, com o calor excessivo, a tendência é que água infiltrada no solo evapore.

Fonte: Canal Rural.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Agricultura

Andréa Oliveira 21-09-2016 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.