Tomate industrial: cuidados e comercialização

O padrão de qualidade do tomate industrial exigido pelas indústrias de processamento são frutos completamente maduros, com coloração vermelho-intensa e uniforme

A produção de tomate industrial é estritamente vinculada à indústria, ou seja, a indústria é que determina o quanto deve ser produzido

  tomate industrial

O padrão de qualidade do tomate industrial exigido pelas indústrias de processamento são frutos completamente maduros, com coloração vermelho-intensa e uniforme, sem o pedúnculo e outras impurezas, livre de sintomas de pragas e doenças, danos mecânicos e fisiológicos. Sendo assim, os trabalhadores que vão lidar na colheita desse tomate devem estar atentos a alguns cuidados:

Colheita manual: os trabalhadores devem ser orientados para não pisarem nos frutos e não colocarem as caixas de colheita sobre eles. Recomenda-se colocar os frutos em caixas pequenas, de modo a reduzir a compressão das camadas superiores sobre as camadas inferiores de frutos.

Colheita mecanizada: esse tipo de colheita causa danos maiores que a colheita manual, devido ao impacto durante o processo de separação dos tomates da planta e durante a descarga na carroceria do caminhão. A fim de reduzir tais impactos, é importante plantar cultivares que têm os frutos mais firmes e escolher o ponto exato de colheita.

Em geral, o transporte dos frutos para a indústria é feito a granel. Mas esse tipo de transporte tem o inconveniente de causar uma grande compressão das camadas de frutos de baixo, causando perdas por amassamento. Outro problema pode ocorrer durante o descarregamento de caixas dentro das carrocerias dos caminhões, quando os frutos são arremessados de alturas que chegam a dois metros. O impacto causa injúrias mecânicas, que reduzem a qualidade dos frutos e aumentam as perdas pós-colheita.

O período de espera entre a colheita e o início do processamento depende do tempo em que o produto espera pelo transporte, no campo, e o tempo gasto na estrada. Portanto, esse intervalo de tempo deve ser o menor possível para reduzir as perdas e manter a qualidade da matéria-prima, uma vez que os frutos estragados entram rapidamente em processo de deterioração.

Como se sabe, a produção de tomate industrial é estritamente vinculada à indústria, ou seja,a indústria é que determina o quanto deve ser produzido. A decisão de se plantar o tomate industrial deve estar condicionada à existência de uma indústria de processamento na região onde está a propriedade. O produtor deve contatar a indústria, antes de começar a plantar, para averiguar a possibilidade de fazer um contrato ou acordo de compra e venda.

Além disso, é também a indústria que vai determinar a área a ser cultivada, a partir de sua demanda e o escalonamento, para ter a matéria-prima no momento em que for preciso. Em contrato, a indústria estipula os insumos que devem ser utilizados, incluindo sementes, mudas, fertilizantes, defensivos agrícolas e outros; o manejo que deve ser adotado, como espaçamento de plantio, irrigação e controle de plantas invasoras; o cronograma de adubação e aplicação de produtos químicos; e as épocas de plantio e colheita.

Essas indústrias fornecem, também, assistência técnica, por meio de um técnico da indústria que acompanha todo o processo de produção. O acordo entre produtor e indústria estabelece ainda o preço pago pelo produto final. Em troca, o produtor se compromete a vender toda sua produção para tal indústria. Assim, a indústria de processamento tem a vantagem de garantir o suprimento de matéria-prima e o produtor tem certeza da comercialização de sua produção, um bom negócio para ambas as partes.

Para maiores informações, consulte o curso Produção de Tomate para Indústria, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado pelo Engenheiro Agrônomo Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão. O curso conta com orientações a respeito da biologia do tomateiro, clima e época de plantio, produção de mudas, preparo do solo, controle de plantas daninhas, colheita, entre outras. Leia também nosso outro artigo Clima e época ideais para plantar tomate industrial.

Beatriz Lazia 05-02-2013 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.