Como plantar pimentão? Confira dicas imperdíveis!

O pimentão (Capsicum annuum) é uma das hortaliças de maior consumo no Brasil e pertence à família da batata, do tomate, do jiló, da berinjela e da pimenta

Como plantar pimentão? Confira dicas imperdíveis

Segundo João Tessarioli Neto, professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo, o pimentão (Capsicum annuum) é uma das hortaliças de maior consumo no Brasil e pertence à família da batata, do tomate, do jiló, da berinjela e da pimenta. Verde, vermelho ou amarelo, esse vegetal oferece aos pratos um visual vibrante, sem deixar de lado seu papel como fonte de vitaminas e nutrientes. Entretanto, o cultivo de pimentão requer alguns cuidados essenciais desde a propagação até a colheita.

Como ocorre a propagação?


O pimentão se propaga por sementes. Entretanto, as mudas devem passar por preparo para serem transplantadas para local definitivo. Como sementeiras, podem ser utilizados copos de plástico, papel ou jornal, opções bem mais econômicas. Já na semeadura com fins comerciais, são utilizadas bandejas de isopor, de 72 a 128 células, preenchidas com substratos ricos em nutrientes. O transplante das mudas de pimentão ocorre em torno de 35 dias pós-semeadura.

Qual o clima ideal?


Para se desenvolver com vigor, o pimentão deve ser cultivado preferencialmente em ambiente protegido (estufa). Dessa forma, é possível controlar a temperatura, a umidade relativa do ar e a luminosidade. O plantio de pimentão deve ser realizado em ambiente com temperaturas de 21°C a 27°C. Em regiões com altitudes acima de 800 metros e climas mais frios, a semeadura do pimentão deve ser realizada de agosto a fevereiro.

Como ocorre o plantio?


A hortaliça deve ser plantada em solo úmido, bem drenado, com alta fertilidade e baixa salinidade. O plantio não pode ser realizado em áreas onde foram cultivados batata e tomate para evitar que o cultivo seja acometido por doenças, normalmente transmitidas via solo. Em estufas, devem ser utilizados os espaçamentos de 30 a 40 centímetros (entre plantas) e 80 centímetros (entre linhas).

Como deve ser a adubação?


No cultivo do pimentão, a adubação orgânica é realizada na proporção de 3:1 de material vegetal e esterco de curral curtido. Além disso, deve ser aplicado no solo fosfato de rocha natural e composto orgânico bokashi (formado da mistura de farelos e microrganismos fermentadores de forma aeróbica ou anaeróbica). O procedimento deve ser realizado 30, 60 e 90 dias após o transplante das mudas de pimentão.

Como deve ser a irrigação?


A irrigação do pimentão deve ser realizada por aspersão ou gotejamento (mais indicado). O pimentão é exigente em água, mas na medida certa, em especial nas fases de floração e desenvolvimento dos frutos. Por esse motivo, não pode passar por déficit hídrico, caso contrário, pode ocorrer podridão apical dos frutos por deficiência de cálcio.

Quando colher?


A colheita do pimentão ocorre de 100 a 110 dias após a semeadura. Os pimentões são colhidos ao longo de quatro a cinco meses, com produtividade e 30 a 40 toneladas por hectare (média). Quando a colheita ocorre em estufas, ela se estende por 9 meses, com produtividade de 150 toneladas por hectare (média).

Conheça os Cursos CPT:

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Projeto de Irrigação Localizada

Aplicação de Fertilizantes e Defensivos Via Irrigação

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 13-07-2021 Horticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Básico de Irrigação

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.