Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Em busca de qualidade de vida e saúde, não podem faltar nas refeições de cada dia as mais variadas hortaliças, provindas da horta caseira

A horta caseira permite a obtenção de produtos variados, além de oferecer a satisfação de consumir vegetais produzidos pelas mãos

horta caseira

Em busca de qualidade de vida e saúde, não podem faltar nas refeições de cada dia as mais variadas  hortaliças, provindas da horta caseira. Fontes de vitaminas, fibras e sais minerais, fazem parte de nossas exigências nutricionais para manutenção de um corpo bonito e saudável .

A produção caseira de hortaliças permite a obtenção de produtos variados, além de oferecer a satisfação de consumir vegetais produzidos pelas mãos. Além de ser muito importante para a saúde, pode colaborar com uma diminuição sensível de gastos com a aquisição desses produtos, e permitir um maior contato com a natureza, durante todo o processo produtivo das diferentes espécies vegetais.

Pode ser instalada em áreas ociosas de casas, chácaras, sítios, ou mesmo, em recipientes diversos (caixas, bandejas, sacos plásticos, etc.) dentro de apartamentos das grandes cidades, podendo ser de diferentes tipos e tamanhos, em virtude da disponibilidade de espaço e recursos que se tenham disponíveis. A possibilidade de se poder consumir um produto "fresquinho" e com absoluta certeza de sua origem são fatores fundamentais que justificam, na maioria dos casos, o plantio de uma horta doméstica.

Em escala comercial, normalmente, produz-se um número menor de espécies de hortaliça, com uma tecnologia mais apurada, visando a uma alta produtividade, tendo sempre como balizamento uma rentabilidade que compense o trabalho e o capital investido na produção. A produção caseira de hortaliças não tem esta preocupação constante com a produtividade e a lucratividade, sendo, entretanto, fundamental a qualidade, a variabilidade e a confiabilidade nos produtos produzidos.

No curso "Horta Caseira - Implantação e Cultivo" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas são apresentadas informações sobre a escolha das espécies e serem plantadas, o tamanho e a proteção, o preparo dos canteiros, plantio ou transplante, colheita e os cuidados essenciais, bem como os tratos culturais, adubação e o controle de pragas e doenças.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

A possibilidade de se poder ingerir um produto fresquinho e com a absoluta certeza de sua origem são fatores fundamentais que justificam, na maioria dos casos, o plantio de uma horta doméstica.

Patrícia Tristão 01-06-2011 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.