Quais as orientações de especialistas para plantar quiabo?

Quando bem manejada a cultura, a produtividade do quiabeiro pode chegar a 40 toneladas por hectare

Quais as orientações de especialistas para plantar quiabo?

O quiabeiro (Abelmoschus esculentus) é um arbusto africano, que alcança até 3 metros de altura, conforme a variedade. Trata-se de um fruto com forma alongada e estreita, repleto de sementes beges arredondadas. “Quando bem manejada a cultura, sua produtividade pode chegar a 40 toneladas por hectare. Após a sua colheita, o quiabo dura sete dias quando acondicionado refrigerado em sacos plásticos”, afirma João Tessarioli Neto, professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Variedades e propagação


A semeadura é a forma mais comum de propagação do quiabeiro. Entretanto, existem viveiristas que produzem mudas de quiabo para serem transplantadas em local definitivo. Independentemente de serem sementes ou mudas, elas devem ser de qualidade para uma boa produtividade da lavoura. No Brasil, a variedade de quiabo mais cultivada é a santa cruz 47, mas também temos a mauá e a brasileirinho.

Clima e solo


O quiabeiro se adapta bem tanto a regiões com temperaturas moderadas como elevadas. Já as regiões com temperaturas baixas e ocorrência de geadas não são favoráveis ao cultivo de quiabo. O plantio de quiabo pode ser realizado o ano todo, nas regiões quentes, ou na primavera-verão no Sul do país. Quanto ao solo, ele deve ser fértil, permeável, profundo e com boa carga de matéria orgânica.

Preparo do solo e plantio


Antes de plantar quiabo, deve ser realizado o preparo do solo com o arado a 25 centímetros de profundidade, seguido de gradagem. Se a opção for o plantio de sementes, deve-se utilizar uma profundidade de 8 centímetros. Para a quebra da dormência das sementes, elas devem ser submersas, em água, por 24 horas, antes de serem plantadas. Dessa forma, as mudas de quiabo germinam com mais uniformidade.

Espaçamento e desbaste


Por cova, devem ser plantadas três sementes de quiabo, com espaçamento de 40 centímetros, entre plantas, e 120 centímetros entre filas. Para aumentar o vigor dos quiabeiros, deve ser realizado o desbaste assim que eles alcançarem 15 centímetros.

Calagem, adubação e irrigação


Após a análise do solo, se o pH estiver abaixo de 5,5, deve ser realizada a calagem, com calcário dolomítico, para corrigir a acidez. Já a aplicação de adubos distribui e incorpora no solo os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável do quiabeiro. Embora seja resistente à estiagem, para uma boa produtividade, o quiabeiro deve ser irrigado ao longo do ciclo da cultura.

Colheita


A colheita do quiabo ocorre quando o fruto alcançar 10 centímetros de comprimento (ou um pouco mais). Quando em clima quente, a colheita tem início 60 dias após a semeadura. Já em clima frio, ela começa 85 dias após o plantio das sementes. Geralmente, os quiabos são colhidos de três a oito meses.

Conheça os Cursos CPT:

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-Flor e Repolho

Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 29-06-2021 Horticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Básico de Irrigação

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.