A importância do tratamento de água no meio rural

No meio rural, as principais fontes de contaminação das águas são as fezes e a urina dos animais, carcaças de bichos mortos e o lixo jogado no ambiente

 

Nas cidades, a água tratada é fornecida por empresas de saneamento básico. É muito comum pessoas que moram no meio rural ou em comunidades afastadas dos centros urbanos usarem água de córregos, rios, minas e poços artesianos. Quem mora nessas áreas ainda tem o pensamento de que, ao tirar a água da fonte, está tendo acesso à água pura e de qualidade.

No entanto, na maioria das vezes, essa água é fonte de contaminação, pois as impurezas podem chegar a esses mananciais vindas de pontos de contaminação desconhecidos, podendo trazer riscos à saúde das pessoas. Faz-se necessário o tratamento dessa água a fim de que ela seja de qualidade, livre de contaminação.

Para ser considerada própria para consumo e para devidos fins, ou seja, potável, a água deve conter alguns fatores: deve ser límpida, inodora, fresca, arejada, leve ao estômago, isenta de compostos químicos nocivos e de agentes biológicos veiculadores de doenças infecciosas e parasitárias, além de apta para o uso doméstico.

Devido à importância de se obter água de qualidade, muitos produtores rurais estão investindo no tratamento da mesma. E este varia de acordo com a função do tipo de uso, ou seja, existem exigências diferentes para cada destino da água. Quando a água é para a utilização em indústrias, existem exigências mais rígidas quanto ao teor de cálcio, magnésio, ferro, manganês e outros elementos químicos. Já quando o destino é para homens e animais,  as exigências sanitárias obedecem a outros parâmetros de qualidade.

Sendo assim, os objetivos do tratamento de água podem ser agrupados da seguinte forma: - sanitários, relacionados com prevenção de doenças e aplicação de iodo e flúor na água; - econômicos, implementação de indústrias, irrigação e redução de gastos hospitalares; - estéticos, remoção de turbidez, cor, matéria orgânica, sabor e odor desagradáveis.

A diferença entre os cuidados da água voltada para consumo humano e para a utilização em agroindústrias se deve ao fato de que nem sempre uma água que é considerada própria para consumo humano e animal serve para outros fins. Para ser utilizada na agroindústria, a água deve apresentar baixo grau de dureza, turbidez, cor, sais dissolvidos, sílica, ferro, manganês, entre outros.

No meio rural as principais fontes de contaminação das águas são as fezes e a urina dos animais, carcaças de bichos mortos, o lixo jogado no ambiente, material orgânico existente na superfície do solo, entre outros, que ocasionarão a poluição química em contato com a água.

Engana-se quem pensa que apenas os mananciais de águas superficiais apresentam contaminação, pois os subterrâneos também não estão isentos. É extremamente importante o tratamento de água nesses locais, já que o consumo da água contaminada coloca em risco a vida do homem e dos animais.

Para mais informações a respeito do tratamento de água no meio rural, consulte o curso Tratamento de Água no Meio Rural elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do médico veterinário Francisco Cecílio Viana, que aborda temas como fontes e qualidade da água, as principais fontes de contaminação, escolha de mananciais, entre outros.

Beatriz Lazia 19-07-2012 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.