Utilização de adubos

Como fazer um uso econômico e correto de fertilizantes

 

A adubação tem como objetivo principal manter ou aumentar a quantidade de nutrientes do solo, de tal forma que as deficiências do solo, em virtude da natureza do material de origem, do clima e do manejo, sejam resolvidos. Mas, para conseguir o retorno econômico desejado é preciso compreender como manejar a fertilidade do solo e usar, de forma vantajosa, os corretivos e fertilizantes.

O uso eficiente de fertilizantes começa com a correção do solo, principalmente de sua acidez (calagem). Também é preciso considerar outros fatores que afetam o desenvolvimento das culturas, tais como propriedades físicas do solo, disponibilidade de água durante o ciclo das culturas, potencial de produtividade das cultivares e outros aspectos do manejo que afetam a produção.

Para a produção agrícola, são adicionados nutrientes por meio de fertilizantes nas áreas de produção. Porém,  nutrientes são removidos através da produção agrícola, com exportação via material colhido, como grãos, frutos e material vegetal. Por isso é necessário uma recomendação adequada de adubação, visando uma melhor eficiência econômica dos adubos.

A adubação orgânica pode ser compreendida como a utilização de resíduos orgânicos de origem animal, vegetal, agro-industrial e outros, com o fim de aumentar a quantidade de nutrientes do solo e melhorar as características físicas (estrutura do solo). Para aumentar a eficiência deste tipo de  adubação deve-se levar em conta o processo de "cura", que é essencial quando se usam os estercos e compostos.

Já a  adubação verde consiste em cultivar plantas com a finalidade de, geralmente, incorporá-las ao solo. Normalmente, as plantas preferidas para tal fim são as leguminosas, em virtude do seu grande rendimento por unidade de área, da sua riqueza em nutrientes e do seu sistema radicular bastante ramificado e profundo.

A cobertura vegetal, tanto verde, como "morta", reduz o impacto das gotas de chuva, evitando a erosão laminar e aumentando a umidade do solo, permitindo ainda maior agregação das partículas finas do solo, ocasionando maior infiltração de água no seu perfil.

Para melhor auxiliar o produtor rural, o CPT - Centro de Produções Técnicas  elaborou o Curso Aplicação econômica de adubos. O coordenador do curso Júlio César L. Neves afirma que a  matéria orgânica influi no crescimento e desenvolvimento de populações de microrganismos, que conservam em circulação os nutrientes das plantas.

Beatriz Lazia 18-10-2011 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.