Vantagens do plantio direto e da palhada

Vantagens do plantio direto e da palhada. O SPD apresenta inúmeras vantagens, como controle da erosão, manutenção dos nutrientes no solo, maior concentração de matéria orgânica

No plantio direto, a decomposição da matéria orgânica da palhada torna o solo fértil e evita a erosão

Vantagens do plantio direto e da palhada

Para uma agricultura sustentável e produtiva, a fertilidade do solo é fundamental. Além da disponibilidade de nutrientes no solo - necessários à planta, a densidade e a porosidade do solo devem possibilitar o pleno desenvolvimento de raízes, assim como infiltração de água. Também não podemos nos esquecer dos microrganismos que agem na decomposição da matéria orgânica da palhada, fundamentais para um solo fértil e agricultável.

Quando o agricultor adota em suas terras o plantio direto, ele aumenta a viabilidade econômica de seus negócios, pois pode dobrar a produção e a produtividade de sua lavoura. Trata-se de uma tecnologia que utiliza o plantio sobre resíduos de cultivos anteriores - conhecidos popularmente como palhada.

O SPD - Sistema de Plantio Direto não necessita de preparo do solo para o plantio. Do mesmo modo, defende o mínimo revolvimento do solo e a manutenção da cobertura do solo, além de adotar o sistema de rotação de culturas.

Segundo o professor Afonso Peche, do Curso CPT Plantio Direto, o plantio direto consiste em cultivar o solo sem realizar as conhecidas operações de plantio convencional, tendo como principal objetivo a conservação dos solos.

O SPD apresenta inúmeras vantagens, como controle da erosão, manutenção dos nutrientes no solo, maior concentração de matéria orgânica, além de melhorar as condições de temperatura e umidade, o que favorece o desenvolvimento das culturas.

Quando utilizado nas culturas de verão, como no milho em consórcio com braquiária, o plantio direto diminui os custos com a produção e aumenta a possibilidade da segunda e terceira safras de forma bastante significativa.

"Na agropecuária, o SPD potencializa a capacidade produtiva do solo, com a redução de perdas por erosão hídrica e eólica, além de manter a cobertura vegetal no solo, o que reduz o assoreamento e a eutrofização de represas e cursos d’água", afirmam Lino Roberto Ferreira, Ernani Luiz Agnes e Francisco Cláudio Lopes de Freitas, do Curso CPT Formação de Pastagens com Plantio Direto.

No caso das braquiárias - uma das principais forrageiras produzidas no país, há aumento da absorção de vários tipos de nutrientes pela planta, independentemente da profundidade do solo, pois eles também chegam à superfície do solo pela decomposição da palhada.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Agrolink.


Andréa Oliveira 13-04-2016 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.