Confinamento e semiconfinamento: vantagens e desvantagens

No período da seca, as pastagens perdem a qualidade nutricional, o que faz com que os pecuaristas adotem os sistemas de confinamento ou semiconfinamento

Confinamento e semiconfinamento: vantagens e desvantagens

“Na pecuária brasileira, há dois sistemas de engorda de gado na época de estiagem conhecidos como confinamento e semiconfinamento. É importante ressaltar que, no período da seca, as pastagens perdem a qualidade nutricional, impactando na boa nutrição dos bovinos”, afirma Gilmar Ferreira Prado, professor do Curso CPT a Distância e Online Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais.

O ganho de peso dos bovinos confinados ultrapassa 1,0kg por animal/dia. Já no semiconfinamento o ganho de peso permanece em torno de 0,5kg por animal/dia. Em relação ao custo por quilograma de peso vivo ganho, no semiconfinamento, ele chega a R$4,55 e, no confinamento, a R$1,12/kg.

Vantagens e desvantagens do confinamento e semiconfinamento


Embora o custo de produção do quilograma de peso vivo no semiconfinamento seja bem maior que o do confinamento, ambos os sistemas apresentam vantagens e desvantagens. No confinamento, as vantagens são as seguintes: redução da idade de abate, carne mais macia, rápido retorno do investimento e flexibilidade de produção. Já o custo elevado desse sistema é uma desvantagem.

As vantagens do semiconfinamento são as seguintes: menor investimento, maior flexibilidade operacional, redução da idade de abate e adiantamento do faturamento. Já a dependência de pastagens de qualidade nutricional é uma desvantagem. Entretanto, para resultados favoráveis na produção do rebanho, é indispensável um acompanhamento técnico especializado tanto no confinamento como no semiconfinamento.

Confinamento


No confinamento, para a conservação do alimento volumoso, o pecuarista requer custos maiores. Isso vale para a realização de benfeitorias na propriedade, como construção de currais. Entretanto, a pouca movimentação do rebanho e a qualidade nutricional da dieta garantem excelente desempenho dos bovinos. Nesse sistema, o volumoso é conservado desde o verão (salvo cana-de-açúcar). Tanto o volumoso como o concentrado correspondem a 73% do custo da dieta.

Semiconfinamento


No semiconfinamento, para a conservação do alimento volumoso, o pecuarista requer custos menores. O gado se alimenta praticamente de pastagens vedadas na época das chuvas. Nessa fase, o pasto serve como fonte de fibra longa, o que é muito importante para a dieta dos bovinos. Esta também é complementada com concentrado (farelo de algodão, milho e cama de frango) para garantir a boa nutrição do rebanho. Para auxiliar a digestão, é adicionada ureia à dieta.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gado de Corte.

Leia o artigo "Como estruturar confinamento para 20 cabeças de gado".

Fontes: blogsenarmt.com; beefpoint.com.br

 

Andréa Oliveira 08-02-2019 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual do Gado Zebu

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.