Evite desperdícios e economize água

Evite desperdícios e economize água. Além de respeitar o meio ambiente, você estará economizando na conta de água.

A preservação das nascentes e o uso da água de forma sustentável são fundamentais para não acabarmos com esse precioso recurso natural

Evite desperdícios e economize água 

As águas superficiais existentes na terra englobam lagos, lagoas, rios e riachos, totalizando apenas 1% de toda a água do planeta (1%). O maior volume engloba a água salgada (97,5%) e o restante fica para a água doce (2,5% separados em 0,5% - consumo humano e animal, e 2% - calotas polares). Portanto, a água doce superficial é um bem universal de infinito valor.

Segundo o professor Paulo Santanna e Castro, do Curso CPT Recuperação e Conservação de Nascentes, as águas superficiais vêm de nascentes localizadas em propriedades rurais, nas chamadas bacias de cabeceira. Por isso, a preservação ambiental desses locais torna-se imprescindível, pois proporciona qualidade e quantidade desse recurso natural.

Como a densidade populacional do planeta vem aumentando desenfreadamente e o índice de chuvas vem sendo reduzido, torna-se preocupante a captação de água para abastecimento da população. Daí a extrema importância do uso da água de forma sustentável.

É bom lembrar que a água desperdiçada não pode ser aproveitada. Quando alguém varre a calçada com água da mangueira, por exemplo, litros de água potável estão sendo descartados como se fossem lixo.

Com isso, nem a pessoa que desperdiça, nem os moradores da cidade e, muito menos, a empresa responsável pelo abastecimento poderão usufruir desse recurso, já que foi lançado ao chão impensadamente.

Portanto, evite desperdícios e economize água! Além de respeitar o meio ambiente, você estará economizando na conta de água. Nela, tudo é levado em consideração: o desperdício, os vazamentos e o consumo real.

Por isso, use a água que chega à sua casa de forma consciente e sustentável.

-> Troque a mangueira pela vassoura e pelo balde para lavar calçadas, escadas externas e quintais. Ao usar a mangueira por 30 minutos, 560 litros de água limpa são jogados fora. Outra dica é usar água reaproveitada da máquina de lavar.

-> Antes de lavar a louça, limpe os restos de alimento com uma escova e jogue-os no lixo. Umedeça bem os utensílios, feche a torneira, ensaboe tudo e, só assim, enxágue toda a louça. Quanto a pratos e talheres com comida aderida, deixe-os de molho e só depois proceda à lavagem.

-> Quando for dar descarga, acione o botão com força moderada. Lembre-se de que toda vez que apertamos o botão na parede, gastamos cerca de 20 litros de água. Nos vasos acoplados (com reservatório em cima), o gasto diminui para seis litros.

-> Ao escovar os dentes ou fazer a barba, feche a torneira. Só a abra novamente quando necessário. Ao permanecer aberta por 5 minutos, são lançados 80 litros de água limpa pelo ralo da pia.

-> Evite banhos demorados. 5 minutos já bastam! Quando o banho dura 15 minutos, são gastos 135 litros de água. Imagine banhos mais demorados?

-> Procure por vazamentos quando suspeitar de algo (conta mais alta que o normal). Jamais deixe as torneiras pingando! Apenas um leve gotejamento pode gastar 45 litros de água por dia.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Manaus Ambiental.

 


Andréa Oliveira 28-11-2015 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.