Impacto ambiental

É denominada impacto ambiental qualquer alteração no meio ambiente e de suas propriedades físicas, químicas e biológicas

Existem alguns métodos que auxiliam na avaliação do impacto ambiental

  impacto ambiental

É denominada impacto ambiental qualquer alteração no meio ambiente e de suas propriedades físicas, químicas e biológicas, por determinada ação ou atividade. Tais ações e atividades afetam direta ou indiretamente a saúde dos seres humanos, a biota, as condições sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.

Como já é de se esperar, os principais poluidores são os humanos e suas respectivas atividades. Nesse sentido, a indústria é a principal fonte, pois gera resíduos que podem ser eliminados de três formas: na água, na atmosfera e em áreas isoladas.

Na água, opção de descarte de dejetos mais barata e cômoda; na maioria das vezes, os resíduos são lançados geralmente em recurso hídricos utilizados como fonte de água para abastecimento público. Na atmosfera, a eliminação de poluentes só é possível quando os resíduos estão no estado gasoso. E em áreas isoladas, são feitos em aterros sanitários, previamente escolhidos.

Tais resíduos, acima citados, são classificados em: tóxicos (são os mais perigosos e podem provocar a morte conforme a concentração), minerais (são relativamente estáveis), orgânicos (esgotos domésticos, frigoríficos, laticínios, entre outros), mistos (características químicas associadas às de natureza biológica) e atômicos (contém isótopos radioativos).

Existem alguns métodos que auxiliam na avaliação desses impactos ambientais, que são instrumentos utilizados para coletar, analisar, avaliar, comparar e organizar informações qualitativas e quantitativas sobre os impactos ambientais originados de uma determinada atividade modificadora do meio ambiente.

Embora existam um número relativamente grande de métodos de avaliação de impactos ambientais, estudos vêm mostrando que todos apresentam excelências e limitações, sendo a escolha dependente da disponibilidade de dados, das características intrínsecas do tipo de empreendimento e dos produtos finais pretendidos.

Analisaremos, a seguir, as principais características dos diversos métodos de avaliação de impactos ambientais:

Método da Listagem de Controle: as listagens de controle foram os primeiros métodos de avaliação de impactos ambientais, em virtude, principalmente, de sua facilidade de aplicação. Existem quatro tipos de listagem: descritiva, comparativa, em questionário e ponderável.

Método da Sobreposição de Cartas: é um método associado à técnica de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), uma vez que deve ser assistido por computador, permitindo a aquisição, o armazenamento, a análise e a representação de dados ambientais.

Método das Matrizes de Interação: constitui um tipo de método que utiliza uma figura para relacionar os impactos de cada ação com o fator ambiental a ser considerado, a partir de quadrículas definidas pelo cruzamento de linhas e colunas.

Métodos das Redes de Interação: é um tipo de método que permite estabelecer a sequência dos impactos ambientais desencadeados por uma ação (atividade) impactante como, por exemplo, a aplicação aérea de herbicidas.

Para maiores informações, consulte o curso Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Doutor Elias Silva, que orienta a respeito da natureza, da avaliação de impactos ambientais, de métodos de avaliação de impactos ambientais, entre outros. Leia também nosso outro artigo Técnicas de avaliação de impactos ambientais.

Beatriz Lazia 23-10-2012 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.