Plástico feito de batata reduz uso de plásticos não recicláveis

Plástico feito de batata reduz uso de plásticos não recicláveis. Outros vegetais vêm sendo submetidos a testes para avaliar sua viabilidade para a produção de plástico ecológico.

A tecnologia permite fabricar plástico feito de batata, totalmente reciclável e biodegradável

Plástico feito de batata reduz uso de plásticos não degradáveis

Os avanços tecnológicos não apenas levam a humanidade rumo ao desenvolvimento e à prosperidade, como também permite ao homem uma interação benéfica com o meio ambiente. "As embalagens biodegradáveis são uma forma de reduzir os impactos ambientais usando recursos naturais de forma sustentável", afirma Elias Silva, professor do Curso a Distância CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais em Livro+DVD e Online.

O uso da batata, por exemplo, deixou de ser meramente culinário para virar recipiente. Isso mesmo! A empresa Biome Bioplásticos criou um copo de café reciclável, usando como matéria-prima a fécula de batata. Trata-se de uma inovadora tecnologia, capaz de reduzir o uso de plásticos não recicláveis e evitar seu impacto no meio ambiente - principalmente nos oceanos, onde são lançados de forma desmedida e irresponsável.

Além de ameaçar o ecossistema marinho, a maior parte dos materiais de plástico não permitem reciclagem (apenas 9% são recicláveis). Sem falar que a sua combustão lança à atmosfera terrestre gases do efeito estufa. Com o desenvolvimento do plástico de fécula de batata, bilhões de recipientes de plástico - como copos e sacos, deixarão de se acumular no planeta.

Somente no No Reino Unido, são jogados 2,5 bilhões de copos plásticos de café todos os anos. Como eles recebem uma camada de polietileno, que oferece ao material impermeabilidade, não é possível realizar a sua reciclagem.  Segundo Paul Mines, chefe-executivo da Biome Bioplásticos, muitas embalagens descartáveis não podem ser reaproveitadas, pois são feitas de papelão agregado ao plástico, outras são fabricadas com isopor (igualmente nocivos ao meio ambiente).

Felizmente embalagens biodegradáveis feitas com plantas têm sido desenvolvidas com excelentes resultados. Até mesmo óleo vegetal é utilizado como matéria-prima, ou mesmo amido de milho e fécula de batata. Outros vegetais vêm sendo submetidos a testes para avaliar sua viabilidade para a produção de plástico ecológico. No futuro, a substituição dos plásticos de petróleo pelos feitos de plantas será realidade em muitos países.

Fonte: g1.globo.com

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD e Cursos Online, da Área Meio Ambiente:

Recuperação e Conservação de Nascentes
Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal


Andréa Oliveira 21-02-2018 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.