Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais

Com a avaliação de impactos ambientais, pode-se exigir para os empreendimentos com potencial impactante a observação de pontos para a harmonização do homem com o ambiente

A contínua e crescente pressão exercida pelo homem sobre os recursos naturais contrasta com um mínimo de interferência que anteriormente mantinha nos ecossistemas. Desse modo, são relativamente comuns, hoje, a contaminação das coleções d'água, a poluição atmosférica e a substituição indiscriminada da cobertura vegetal nativa, com a consequente redução dos habitats silvestres, entre outras formas de agressão ao meio ambiente.

Essa situação tem sido observada exatamente pelo fato de, muitas vezes, o homem visar apenas os benefícios imediatos de suas ações. Dessa forma, privilegia o crescimento econômico a qualquer custo e relega, a um segundo plano, a capacidade de recuperação dos ecossistemas.

Dentro desse contexto, em praticamente todas as partes do mundo, notadamente a partir da década de 60, surgiu a preocupação de promover a mudança de comportamento do homem em relação à natureza. O objetivo é harmonizar interesses econômicos e conservacionistas, com reflexos positivos junto à qualidade de vida de todos.

Os impactos são avaliados nas áreas de estudo definidas para cada um dos fatores ambientais e suas interações, caracterizando a situação ambiental da área. Para efeito de análise, são considerados como: impactos diretos e indiretos; benéficos e adversos; temporários, permanentes e cíclicos; imediatos e a médio e longo prazos; reversíveis e irreversíveis; e locais, regionais e estratégicos.

A análise dos impactos ambientais inclui, necessariamente, identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância de cada um deles, permitindo uma apreciação abrangente das repercussões do empreendimento sobre o meio ambiente, entendido na sua forma mais ampla. O resultado dessa análise constituirá um prognóstico da qualidade ambiental da área de influência do empreendimento, nos casos de adoção do projeto e suas alternativas, mesmo na hipótese de sua não-implementação.

No curso "Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas são apresentadas informações sobre a política ambiental e sobre o processo de licenciamento.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Com a avaliação de impactos ambientais, pode-se exigir para todos os empreendimentos, com potencial impactante, a observação de pontos que possibilitem a harmonização da relação do homem com o ambiente, disciplinando a ação humana e impondo limites à utilização dos recursos naturais pelo homem.

Patrícia Tristão 27-05-2011 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.