Quer plantar batata-baroa? Confira dicas de ouro!

A batata-baroa (Arracacia xanthorrhiza), também conhecida como baroa, batata-salsa, mandioquinha-salsa ou mandioquinha, é originária dos Andes

Quer plantar batata-baroa? Confira dicas de ouro!

Segundo Jacimar Luis de Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce, a batata-baroa (Arracacia xanthorrhiza), também conhecida como baroa, batata-salsa, mandioquinha-salsa ou mandioquinha, é originária dos Andes. Suas raízes tuberosas podem apresentar cor interna branca, amarela ou roxa podendo ser consumidas assadas ou cozidas. Enquanto suas folhas jovens podem ser consumidas cruas ou cozidas, suas folhas mais velhas e hastes podem ser consumidas cozidas.

Clima


A batata-baroa se desenvolve bem em regiões com temperaturas entre 14°C e 21°C. Em regiões com temperaturas pouco acima ou pouco abaixo dessa faixa também é possível cultivar mandioquinha-salsa. Mesmo que o cultivo de baroa possa ser realizado em regiões com baixa altitude, as altitudes mais adequadas estão entre 1000 metros e 2500 metros.

Luminosidade


A escolha da área de cultivo de batata-baroa é importante, principalmente quando o assunto é luminosidade. A tuberosa requer cultivo em pleno sol, mas também pode ser cultivada em sombra parcial.

Solo


O solo ideal para plantar batata-baroa deve apresentar alta fertilidade, boa drenagem e pH entre 5 e 6. Além disso, ele deve ser leve, profundo e rico em fósforo. Já em solo argiloso, compactado e pesado, o plantio de mandioquinha não é recomendado, pois dificulta o desenvolvimento das raízes.

Irrigação


A mandioquinha não pode sofrer déficit hídrico nem pode receber água exageradamente, pois não tolera encharcamentos. O ideal é manter o solo sempre úmido, com irrigação contínua, mas moderada.

Plantio e espaçamento


O plantio de batata-baroa ocorre por divisão de plantas adultas vigorosas. Após a colheita, os rebentos são usados no plantio, mas antes devem ser submersos em água até formarem raízes. Outra forma de plantio é por sementes, contanto que as cultivares sejam propícias à germinação. Já o espaçamento ideal deve ser de 80 cm (entre fileiras) e 40 cm (entre plantas). Entretanto, dependendo de alguns fatores (cultivar e clima) ele pode variar.

Colheita


A colheita de batata-baroa ocorre de 7 a 14 meses após o plantio dos rebentos. O processo tem início assim que as folhas da mandioquinha se tornam amarelas. Se passar do ponto de colheita, as raízes ficam fibrosas e com sabor pouco agradável.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce

Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho

Fonte: hortas.info

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 06-08-2021 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.