Aprenda sobre criação de cabras

No Brasil, a produção anual de leite de cabra é aproximadamente 7.920.000L e há espaço para o consumo de até o dobro desta produção

A espécie caprina é responsável por aproximadamente 2% do suprimento anual de leite do mundo. Sua contribuição econômica é notória, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Em 15 anos, o número de caprinos aumentou quase 50% em todo o mundo, enquanto o número de bovinos não alcançou mais que 9%.

No Brasil, a produção anual de leite de cabra é aproximadamente 7.920.000L. Entretanto, o potencial de demanda estimado evidencia que há espaço para o consumo de até o dobro da produção. A industrialização do leite de cabra e de seus derivados exige instalações e equipamentos adequados e credenciados junto aos serviços de inspeção em níveis federal, estadual e municipal.

Mesmo em um manejo correto, existem riscos de doenças advindas de fatores que estão fora do controle do criador, que não dependem especificamente da ocorrência de estresse, e que têm a ver também com as autoridades veterinárias e de saúde pública.

Quanto ao manejo da fase de recria, as fêmeas que serão incorporadas ao rebanho têm poucas diferenças em relação à fase de cria. As cabritas são mantidas na baia recebendo alimento volumoso e concentrado até atingir o peso de cobertura, ou seja, o peso mínimo necessário para que possam entrar em reprodução, que é de 30kg a 35kg.

Vale destacar que não existe uma duração pré-estabelecida para a recria. O caprinocultor deve buscar a redução do período e até mesmo a eliminação dessa fase, pois quanto antes o animal estiver em condições de abate, melhor será para a rentabilidade da atividade. O ideal seria que os animais passassem diretamente do desmame para a fase de terminação, o que pode ser conseguido quando os animais são desmamados com peso vivo de 15kg.

Quanto à reprodução, a maior parte das fêmeas recriadas deverão ser incorporadas ao rebanho, como futuras matrizes, fazendo a reposição dos descartes ou colaborando com a expansão do rebanho. Todo o manejo é realizado no confinamento para acelerar o processo. O desenvolvimento ponderal da fêmea em recria é fundamental para que o animal tenha condições de entrar em reprodução.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de Leite. O pecuarista receberá informações a respeito de manejo de cria, recria, ordenha e gerenciamento do rebanho. A coordenadora do curso, Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, orienta que os machos destinados ao abate podem ser desmamados precocemente.

Beatriz Lazia 05-01-2012 Criação de Cabras

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.