Manejo correto das cabras para produção de leite

Tanto na criação em confinamento ou em pastagem, a temperatura tem grande influência nos caprinos, devido aos efeitos do estresse calórico A crescente necessidade de aumento da produtividade na produção de leite de cabras tem levado os pecuaristas a buscar maior eficiência, analisando e

Criar cabras para a produção leiteira é uma excelente alternativa para qualquer propriedade rural

criação de cabras

A crescente necessidade de aumento da produtividade na produção de leite de cabras tem levado os pecuaristas a buscar maior eficiência, analisando e alterando pequenos detalhes das instalações, bem como do manejo, que possam, de algum modo, estar comprometendo a sua lucratividade. Nesse âmbito, cuidados com o ambiente, conhecimento dos hábitos dos caprinos, respeito às rotinas, tranquilidade para lidar com as cabras, são atitudes que geram conforto aos animais e que fazem com que eles produzam mais. Lembrando que muitos desses cuidados não representam aumento de custos.

Tanto na criação em confinamento ou em pastagem, a temperatura tem grande influência nos caprinos, devido aos efeitos do estresse calórico. Tal estresse, causado pelo calor, ocorre porque, em um ambiente muito quente, a habilidade do animal de dissipar calor fica comprometida. Esse estresse causa redução do consumo de alimentos, aumento do consumo de água, alteração da taxa metabólica e das exigências de mantença, aumento da frequência respiratória e alterações indevidas nas concentrações de hormônios que regulam o funcionamento do corpo do animal.

Se não bastassem todas essas alterações, estas também implicam na redução acentuada na fertilidade, fator que é fundamental quando se fala em sucesso de produção de leite, já que é o nascimento da cria que determina a capacidade da cabra de produzir leite. Normalmente, nesses casos, a taxa de concepção se reduz e há um aumento da mortalidade de embriões.

Aos criadores interessados em proporcionar conforto aos animais, uma forma de promover alterações no ambiente é oferecendo sombra e ventilação a eles, visando reduzir o impacto térmico sobre o rebanho. Nesse sentido, podem ser plantadas árvores na pastagem, ou em áreas de descanso, quando se utilizam piquetes em rotação.

Quanto à alimentação, é possível produzir leite em quantidade e de qualidade, utilizando-se uma dieta baseada no fornecimento de alimentos volumosos, complementada com concentrados. As pastagens cultivadas são a fonte de alimentos volumosos de menor custo possível, e, por isso, trata-se de uma boa alternativa para a redução de custos de produção.

Os caprinos têm uma grande capacidade de pastejo, que é típica deles, pois andam muito em busca de alimentos, consumindo grande variedades de folhas, brotos e ramos, de variados portes. No entanto, são muito seletivos no pastejo, buscando, entre as diversas espécies de vegetais, por aquelas que apresentam melhor qualidade nutricional e melhor palatabilidade. Tendo preferência ainda por plantas de folhas largas, ou seja, as dicotiledôneas.

Alimentação adequada, conforto e manejo correto são os pilares nos quais tem base a produção leiteira. No entanto, a alimentação tem seu custo e influência mais elevados, demandando uma atenção especial. Isso porque animais bem alimentados expressam efetivamente seu potencial de produção, ao passo que, cabras com excelente potencial genético, criadas em instalações de primeira qualidade, mas alimentadas de forma inadequada, dificilmente serão produtivas.

Criar cabras para a produção leiteira é uma excelente alternativa para qualquer propriedade rural, mesmo porque o leite "in natura" tem um mercado crescente, assim como os queijos finos produzidos com leite de cabra. Sendo assim, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de Leite que aborda, além do manejo correto das cabras, temas como ordenha e gerenciamento do rebanho. O curso conta com a coordenação da Médica Veterinária Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães. Leia também nosso artigo Saiba quais são as normas de produção orgânica de cabras.

Beatriz Lazia 21-09-2012 Criação de Cabras

Deixe um Comentário

Comentários

Jacivam Alves Pda Silva

21-11-2018

Gostaria muito de informações de como e de quem posso comprar as cabra leiteiras quero iniciar nesse ramo aqui na minha região, Manaus-am( Rio Preto da Eva ).

Resposta do Portal Agropecuário

22-11-2018

Olá Jacivam,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto