Aumente sua produção de cordeiros

É com um manejo reprodutivo eficiente que se garante lucratividade na criação de ovinos

Veja como fazer seu rebanho crescer

A espécie ovina foi a primeira a ser domesticada e acompanha o homem desde os primórdios da civilização. No Brasil, esses pequenos animais, produtores de carne, leite, , pele, entre outros, foram trazidos desde o descobrimento pelas naus espanholas, portuguesas e de outros países, e aqui se adaptaram. São espécies muito eficientes, com excelente conversão alimentar, alta produtividade, ciclo reduzido de produção e boa liquidez. São fundamentais às pequenas propriedades, ajudando a manter o homem no campo, e facilmente podem ser integrados com outras culturas.

O Brasil possui um enorme potencial de expansão e crescimento, o que possibilitaria, em poucos anos, ter um dos maiores rebanhos comerciais do mundo, produzindo carne, pele, leite e lã com excelente qualidade, e que atenda à grande demanda do mercado interno e externo, principalmente pela possibilidade que o Brasil tem de produzir, com qualidade, produtos ecologicamente corretos e dentro das exigências dos principais mercados mundiais, além das grandes extensões de terra, que permitem produzir animais em pasto, assim como já ocorre na bovinocultura de corte.

Alguns fatores são determinantes para o sucesso econômico da atividade,  de forma geral, destacam-se raça, manejo e alimentação como elementos básicos da criação. Assim, trabalhando com técnicas adequadas, bons animais e condições necessárias, pode-se obter ótimos lucros com a criação.

Na ovinocultura, é com um manejo reprodutivo eficiente que se garante lucratividade na criação de ovinos. Diretamente relacionado a essa eficiência está o número de cordeiros terminados por ano, que depende do percentual de ovelhas prenhes em relação ao rebanho total, do número de cordeiros nascidos e, posteriormente, do número de cordeiros desmamados. A obtenção do maior número de bezerros nascidos e desmamados em relação ao número de fêmeas adultas do rebanho será determinante na obtenção de lucratividade da atividade.

Por meio do manejo reprodutivo é possível organizar a produtividade do rebanho, melhorando seu desempenho zootécnico e econômico, orientando o produtor desde a aquisição do reprodutor e das matrizes até o manejo das crias durante a puberdade e a maturidade sexual.

O Curso "Técnicas para Produzir mais Cordeiros" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas vem auxiliar o ovinocultor a melhorar seus índices reprodutivos.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Organização, controle e administração dos componentes de produção são aspectos prioritários em um sistema de produção. Em função disso, é imprescindível que o produtor tenha controle sobre os eventos dentro de seu sistema de produção, na tentativa de alcançar maiores índices produtivos.

http://www.youtube.com/watch?v=B32P0uCru2M

Patrícia Tristão 01-06-2010 Criação de Ovelhas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.