Conheça as principais raças deslanadas de ovinos criadas no Brasil

Morada Nova, Santa Inês, Dorper e Somalis são as raças que mais se destacam

 

A raça Morada Nova não é muito bem definida cientificamente sendo, possivelmente, o resultado da seleção natural e da recombinação de fatores em ovinos Bordaleiros e Churros. Sendo assim, tanto a variação genética como a ação seletiva do ambiente quente e seco do Nordeste agiram no sentido desfavorável à lã e favoráveis à multiplicação destes.

As características dessa raça são: ausência de chifres, tórax profundo, costelas chatas, ventre pouco desenvolvido, coxas musculosas e os pelos curtos, finos e ásperos. Em relação à carne, ela cumpre uma função social relevante, pois, devido a sua rusticidade, a raça Morada Nova se desenvolve nas regiões mais áridas, proporcionando uma fonte de alimento à população rural nos sertões nordestinos.

A raça Santa Inês teve sua origem no nordeste brasileiro. Analisando-se as suas características e de acordo com a informação de técnicos e criadores, sabemos que essa espécie tem traços genéticos das raças Morada Nova, Crioula e Bergamácia.

As principais características da raça Santa Inês são: cabeça de tamanho médio, ausência de chifres, focinho alongado, pescoço bem inserido no corpo, garupa levemente inclinada, cauda média e troncos fortes. Essa raça tem um duplo propósito: produção de carne e pele.

A raça Dorper é o resultado da busca por uma espécie produtora de carne que atendesse às exigências de mercado. Suas características se diferem na cor, permitindo que os criadores optem por uma delas. Esses animais têm pelos curtos, peles grossas e lã. Apesar de ser um ovino produtor de carne, as  exigências nutricionais dos Dorper não são tão altas.

Pela excelente condição de resistência e vigor, a raça Dorper tem atendido a uma grande variedade de condições ambientais das regiões tropicais e semitropicais. Os animais dessa espécie apresentam taxas excepcionais de reprodução e boa habilidade materna. Outra característica deles é a estação reprodutiva longa. A estacionalidade não é, portanto, um fator limitante para a produção.

A raça Somalis é originária da África, mais especificamente da Somália, da Etiópia e do Quênia. A principal característica dessa espécie de ovinos é a cor negra da cabeça e do pescoço, admitindo-se também a tonalidade parda.

Animais da raça Somalis também apresentam porte médio, chanfro curto, ausência de chifres, orelhas curtas, olhos negros, pescoço grosso e curto, garupa forte e recoberta com gordura e cauda curta e gorda. Suas aptidões destacam-se pela boa capacidade para produzir carne e pele. O peso dos machos varia de 40 kg a 60 kg. Já o peso das fêmeas varia de 30 kg a 50 kg. É interessante citar que a gestação de ovinos normalmente é dupla, não é muito comum o nascimento de um único cordeiro.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Criação de Ovinos Deslanados, no qual o doutor Edson Ramos de Siqueira orienta a respeito das principais raças deslanadas, manejo dos carneiros e das ovelhas, manejo reprodutivo, recria, raças para cruzamento e melhoramento genético.

Beatriz Lazia 02-03-2012 Criação de Ovelhas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.